No Dia do Professor, Andressa Thaís Posselt, relembra influência de educadores que se tornaram inspirações
Celebrado nesta terça-feira (15), o Dia do Professor é uma data para lembrar os mestres que ensinam em diferentes áreas e que fazem, diariamente, a diferença na vida de diversos estudantes. Foi com o contato e na rotina diária que a venâncio-airense Andressa Thaís Posselt, de 24 anos, viu o interesse pela licenciatura surgir. Ela conta que olhava para os professores e dizia para si “um dia quero ser como eles”. O desejo se tornou realidade.
Após se formar no Ensino Médio, em 2018, na Escola Sebastião Jubal Junqueira, localizada em Vila Deodoro, interior de Venâncio Aires, ela retornou ao educandário agora para lecionar Geografia. “Foi um misto de emoções. É voltar para casa, para o lugar que passei muitos anos, onde aprendi muito. Porém, agora, com novos desafios e olhar por um outro ângulo. A prova de que com persistência possamos chegar onde tanto almejamos”, salienta.
Para Andressa, todos os seus professores foram, de alguma forma, inspirações. “Sempre tive respeito e admiração por essa classe, a forma como lecionavam e compartilhavam o conhecimento. Inclusive, alguns desses professores, hoje são meus colegas de profissão e é uma honra poder trabalhar com aqueles que sempre admirei tanto.”
Conforme a professora, o interesse em cursar Geografia veio do contato com a disciplina na escola e, de certa forma, através de professores da área, como “Liviane Keller e Luciene Iochims, ambas minhas professoras de Geografia, e que foram muito importantes para a minha escolha profissional e pelas quais tenho muito carinho“, ressalta.
Andressa, que dá aula para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, revela que ser professora é desafiador, mas uma oportunidade de aprender a cada dia. Segundo a educadora, na sala de aula ela busca ser responsável e profissional, mas também procura ouvir e insistir com os alunos, quando necessário, uma vez que sabe que todos são capazes. “Às vezes uma palavra, um abraço, um conselho ou um pequeno gesto podem fazer toda a diferença, acredito que sejam essas pequenas ações e lições que eles levarão para a vida.”
Com relação aos professores, a venâncio-airense afirma que profissionais éticos, responsáveis, capacitados e, principalmente, humanos, podem servir de exemplo e inspiração na vida dos estudantes. Além disso, podem auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico, da empatia e solidariedade para um futuro melhor.
Notícias relacionadas
Pesquisa expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil
Para supervisora do Dieese, ainda é longo o caminho para diminuir desigualdades
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado