Economia

Sindilojas convoca associados para discutir reajuste e horários do comércio

Publicado em: 01 de outubro de 2024 às 10:38
ASSEMBLEIA GERAL OCORRE NA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA | NASCIMENTO MKT
compartilhe essa matéria

Assembleia discute convenção coletiva para os trabalhadores dos municípios de Santa Cruz do Sul, Gramado Xavier, Sinimbu e Vale do Sol

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), realiza na próxima sexta-feira (6), a partir das 8h30min, a assembleia geral extraordinária, para discussão sobre a convenção coletiva e acordos com os trabalhadores. A reunião tem como objetivo apreciar as propostas encaminhadas pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz e Região, tendo em vista a data-base da categoria, que vence no fim do mês de outubro, assim como abertura das lojas aos domingos e feriados e o horário estendido do mês de dezembro. Por conta da obra para construção do novo auditório e salão de festas do Sindilojas-VRP, o encontro ocorrerá na Sala de Inovação, da unidade do Sebrae, em Santa Cruz do Sul, que funciona ao lado do endereço da entidade.

Conforme a assessora jurídica do Sindilojas-VRP, Adriane Borba Karsburg, na assembleia geral constam três pautas de discussão, apresentadas pelo Sindicato dos Empregados no Comércio. Segundo ela, será apresentada a proposta de revisão do dissídio coletivo da categoria, para os municípios de Santa Cruz do Sul, Gramado Xavier, Sinimbu e Vale do Sol, cuja data-base para o reajuste anual é o mês de novembro próximo. Por meio do sindicato, os trabalhadores encaminharam a pauta para apreciação dos lojistas associados.

Os segundo e terceiro pontos para apreciação dizem respeito aos acordos coletivos para o comércio, englobando apenas os trabalhadores do município de Santa Cruz do Sul. Uma das questões está relacionada com o trabalho aos domingos e feriados, executado por mão de obra dos empregados. Já o terceiro ponto é a proposta da categoria para o trabalho em horário estendido durante o mês de dezembro. Após a assembleia, o Sindilojas-VRP deverá formalizar ao sindicato dos trabalhadores a decisão dos associados, para que se dê sequência às negociações para o dissídio e os acordos coletivos.

Leia também