André Pinto destaca que principal desafio da campanha tem sido o mau uso da inteligência artificial para desqualificar e ofender adversários
Na reta final da campanha eleitoral, que culmina com a eleição deste domingo (6), o juiz eleitoral da 162ª Zona Eleitoral de Santa Cruz do Sul, André Pinto, refletiu sobre o pleito e os desafios que pautaram este ano. Para ele, a expectativa, especialmente para o domingo (6) é que, ao fim, prevaleça a civilidade, a disputa sadia, com contenção e serenidade, o respeito às regras do jogo e à lei. “Eleição se ganha e eleição se perde, mas nunca se deve(ria) perder o respeito pelo outro, a ética e a razão”, comenta.
Isso porque no dia seguinte, na segunda-feira (7), destaca o Juiz Eleitoral, a vida segue e em 2025 as prefeitas e os prefeitos eleitos e empossados terão o desafio de governar para todos e proporcionar melhorias que impactem a vida das pessoas, atendendo suas demandas.
Para André Pinto, os desafios das eleições municipais deste ano foram em relação ao mau uso da inteligência artificial, à produção de conteúdos sintéticos, manipulados na internet, especialmente para desqualificar e ofender adversários, produzindo desinformações.
“Creio que 2024 tenha sido o laboratório para as eleições gerais de 2026, especialmente para avaliar o alcance da inovação legislativa, para estabelecermos mecanismos ágeis e qualificados para fazer cessar rapidamente essa forma de intervenção deletéria no processo eleitoral, com reflexos para a própria democracia”, considera.
Chegando ao fim da campanha e com o acesso às propostas de todos os candidatos, o Juiz Eleitoral incentiva que a população exerça seu direito e vote. “Em uma democracia representativa como é a brasileira, a importância do voto é enorme. É uma oportunidade para julgar os governos e mandatos legislativos, de, com muita seriedade, avaliar os predicados dos candidatos que se apresentam e fazer uma escolha refletida e responsável para os quatro anos seguintes”, sublinha.
“Não há sistema melhor que a democracia”
Para André Pinto, a política impacta diretamente a vida das pessoas. “Ela tem problemas que todos conhecemos. Todavia, para enfrentar os problemas da política, precisamos de mais atividade e maior participação política por parte dos cidadãos. Não há sistema melhor que a democracia e é nela, dentro da institucionalidade, sem ceder a tentações autoritárias, que seguiremos construindo uma sociedade menos desigual, mais solidária, em que a miséria e todas as formas de escravização sejam apenas um distante passado guardado no baú das memórias”, finaliza.
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão