SANTA CRUZ

Escola Emanuel envolve alunos na tradicional Gincana Farroupilha

Publicado em: 19 de setembro de 2024 às 12:47
  • Por
    Portal Arauto
  • NA EMEF EMANUEL, SEMANA FARROUPILHA VIROU TEMA DE GINCANA | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Alunos foram distribuídos entre as equipes Chimangos e Maragatos na execução de tarefas que reforçam o gosto pelo tradicionalismo

    Entre Chimangos e Maragatos, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emanuel, da localidade de São José da Reserva, de Santa Cruz do Sul, foram divididos nas duas equipes e vivem, neste período de festejos, a já tradicional Gincana Farroupilha, que na nona edição faz alusão ao centenário de Jayme Caetano Braun, que inspira a programação estadual. Além do envolvimento dos estudantes, que receberam as primeiras tarefas na última sexta-feira (13), a comunidade escolar é convidada a participar, assim como ex-alunos, num verdadeiro evento de integração.

    Entre as 23 tarefas, a montagem de um acampamento farroupilha, em que cada equipe poderá decorar com aquilo que julgar interessante, como itens antigos, fotos, vestimentas, ocorre nesta semana. Outra tarefa consiste em resgatar a tradição das sementes crioulas, e a escola pede que cada equipe apresente diferentes variedades. A tarefa explica que as sementes crioulas foram selecionadas por décadas, passadas de geração em geração e seguem até hoje preservadas por algumas famílias de agricultores ou bancos de sementes. Essas plantas apresentavam características mais rústicas e sem muita tecnologia, refletindo diferentes níveis de envolvimento do agricultor durante o processo de seleção e armazenamento desses materiais.

    As questões culturais também foram abordadas, com tarefas de verso rimado, lanche coletivo com pratos típicos da culinária gaúcha, declamação, desenho em alusão ao tema anual do MTG: “Centenário de Jayme Caetano Braun”. E parte da diversão fica por conta das provas esportivas. Desde a corrida do saco, chute ao gol pilchado, pênalti de bombacha, partida de bocha, tiro de laço e outros. Vai ter até quiz sobre a cultura gaúcha nesta quinta-feira (19) e dança de salão envolvendo casal de estudantes e de ex-alunos, no dia 27, último dia da gincana, quando ocorrem outras tarefas culturais.

    As tarefas foram organizadas pelo diretor do educandário, Juliano Brum Ottes, e pelo vice-diretor, Cesar Augusto Zinn. Segundo o diretor Juliano Ottes, mais do que uma brincadeira, a Gincana Farroupilha alimenta a cultura gaúcha nos estudantes e fortalece o amor pelo Estado, “é uma semente que plantamos, e com certeza fará com que o apreço pela nossa cultura se mantenha viva e passando de geração em geração”. É gratificante ver o envolvimento dos estudantes e da comunidade, completa o vice-diretor Cesar Zinn, que convida a comunidade escolar a acompanhar as tarefas acessando o Instagram @gincanafarroupilha.

    Leia também