Tempo do Epa

  • Por
    Carolina Almeida
  • Tempo do Epa

    Uma casa para abraçar a arte

    Publicado em: 20 de setembro de 2024 às 08:12
    EDIFICADO EM 1922 | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Prédio fica no centro de Santa Cruz do Sul, na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Marechal Floriano, e abriga a Associação Pró-Cultura

    De beleza ímpar, quem passa pela Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz, costuma se render aos detalhes que valorizam o prédio que abriga a Casa de Artes Regina Simonis e Associação Pró-Cultura. O local abriga exposições de esculturas, desenhos e pinturas de artistas locais e de outras regiões do país. O prédio foi edificado em 1922 para ser sede do Banco Pelotense, posteriormente dando lugar ao Banco do Estado Rio Grande do Sul.

    Também foi ocupado pela Secretaria da Fazenda e Tesouro do Estado. Sua arquitetura, rica em detalhes, foi decisiva para que viesse a ser tombado como patrimônio histórico e cultural do Estado em 1991. Em páginas de acervos fotográficos de Santa Cruz, no Facebook, resgatei há tempos duas imagens antigas que valorizam este espaço de arte e cultura, espiem só.

    A foto acima é da fase final da construção do prédio, em 1930, feito para abrigar o Banco Pelotense, na esquina das ruas Marechal Floriano e Júlio de
    Castilhos. Mais tarde ali funcionou o Banrisul e depois passou a ser a Casa de Artes. Em 1995, em reconhecimento à primeira mulher artista santa-cruzense a obter o diploma de pintura no Instituto de Belas Artes, a sede da Associação recebeu o nome de “Casa das Artes Regina Simonis”. Abaixo, o prédio em outra visão, do ponto onde hoje está o Quiosque da Praça.

    NO CORAÇÃO DE SANTA CRUZ, CASA DAS ARTES TEM ARQUITETURA BELÍSSIMA | DIVULGAÇÃO