O residencial estará em uma área de 59.324,08m² no bairro Dona Carlota. A proposta contempla 144 casas unifamiliares
A construção do Loteamento Santa Maria II foi sacramentada na manhã de sexta-feira (13) com a assinatura do contrato para a execução da obra. Santa Cruz do Sul tornou-se o primeiro município a oficializar a operação na área de abrangência da Caixa Econômica Federal (CEF) – regional de Santa Maria, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1.
O ato contou com a presença da prefeita Helena Hermany, dos secretários municipais Karianne Pacheco (Planejamento e Governança – Seplag) e Marlon Bairros da Silva (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), de representantes da CEF e de Luiz Paulo Assmann Júnior, engenheiro responsável da ALM Engenharia.
Os próximos dias serão de ajustes burocráticos para a Administração Municipal e a construtora para que as obras possam ter início. A assinatura do contrato, estimado em torno de R$ 28 milhões, é a conclusão de um processo iniciado em julho de 2023, quando a CEF abriu aos municípios o cadastramento de projetos dentro do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Durante o período, a prefeita Helena Hermany cumpriu agendas em Brasília por diversas vezes, buscando agilizar todos os trâmites necessários.
A proposta de Santa Cruz do Sul foi classificada na categoria superior, dentro dos critérios de seleção para o enquadramento no programa, pela existência de infraestrutura no entorno do futuro residencial, como escolas, postos de saúde, mercados e quadras esportivas. Classificado na Faixa 1 do programa, os imóveis do projeto são destinados a famílias com renda familiar bruta de até R$ 2.850,00.
A ALM Engenharia foi a vencedora do chamamento público aberto em março deste ano. Com o anúncio da empresa selecionada, em abril passado, a construtora passou a trabalhar no desenvolvimento do projeto. A construção do Loteamento Santa Maria II deve começar dentro de 30 dias.
O residencial estará em uma área de 59.324,08m² no bairro Dona Carlota. A proposta contempla 144 casas unifamiliares. Cada unidade terá 51,16m², com dois dormitórios, banheiro, sala de estar/jantar, cozinha e lavanderia. O empreendimento é 100% adaptável e acessível para pessoas com deficiência (PcD).
O residencial contará também com praça pública de 913,50m², onde também estará uma biblioteca pública de 35,05m² com banheiros, quadras de esporte de areia, academia ao ar livre e playground. A previsão de conclusão da obra é em 18 meses, contados a partir do início dos trabalhos.
O titular da Sehab, secretário Marlon da Silva, destaca que a Prefeitura aguarda pela publicação de portaria pelo Ministério das Cidades com a definição dos critérios de seleção para obtenção do imóvel. A partir disto, será anunciado o período oficial das inscrições para todos os interessados, inclusive para aqueles que já realizaram o pré-cadastro.
O secretário também salientou a intenção da Administração Municipal de que o empreendimento priorize famílias atingidas pela catástrofe originada pelas chuvas do mês de maio.
Notícias relacionadas
Diretor do IFSul Venâncio Aires busca recursos financeiros em Brasília
Comitiva de estudantes e professores participa da Semana da Educação Profissional Tecnológica
Portal Arauto vira case de sucesso em evento Google e ANJ
Apresentação de resultados ocorreu em São Paulo, na tarde desta terça-feira (26), diante de profissionais de todo país
Sine Santa Cruz divulga mais de 30 vagas de emprego disponíveis
interessados devem comparecer na Sala Comunitária da Câmara de Vereadores, na Rua Fernando Abott
Vereador propõe a substituição gradativa das tipuanas do Túnel Verde em Santa Cruz
Edson Azeredo deu mais detalhes do projeto durante entrevista ao programa Direto ao Ponto