CLIMA

“Chuva preta” é registrada na região

Publicado em: 12 de setembro de 2024 às 14:52
  • Por
    Portal Arauto
  • CHUVA PRETA FOI REGISTRADA EM VER CRUZ NESTA QUINTA-FEIRA | GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Partículas de fumaça e poluentes levadas para a atmosfera se misturam com as gotas de chuva, gerando essa coloração escura

    O Governo do Estado havia emitido alerta na tarde desta quarta-feira (11) e se confirmou. Nesta quinta-feira (12), no Vale do Rio Pardo a chamada “chuva preta” foi registrada. A foto desta publicação foi feita perto do meio-dia, no centro de Vera Cruz. De acordo com a Sala de Situação do Governo do Estado, a piora na qualidade do ar ocasionada pelas queimadas foi agravada neste início de semana pela presença de vento norte na Região Metropolitana, pela massa de ar quente, seco e estável, somadas à ausência de chuvas, dificultando a dispersão dos poluentes.

    O cenário mudou a partir desta quinta-feira (12), com a chegada de uma frente fria, que trouxe chuvas que irão ajudar a limpar a atmosfera, embora haja a possibilidade de ocorrer a chamada “chuva preta”, ocasionada pelos poluentes suspensos na atmosfera. A frente fria também trará ventos do sul, que irão empurrar a fumaça para fora do Estado, melhorando a qualidade do ar. Na sexta-feira (13), os ventos do sul devem continuar a melhorar a situação.

    A “chuva preta” acontece quando as partículas de fumaça e poluentes são levadas para a atmosfera e, ao se misturarem com as gotas de chuva, geram uma coloração escura. A água nesta condição pode poluir as águas superficiais e a vegetação, e é imprópria para consumo humano, devido à presença de contaminantes nocivos à saúde.