ROTARACT CLUB

Venâncio-airense representará o município em concurso nacional de oratória

Publicado em: 12 de setembro de 2024 às 14:22
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Reprodução/Instagram
    compartilhe essa matéria

    Amanda Marques Janisch participará do evento entre 23 a 26 de janeiro, em São Paulo

    Integrante do Rotaract Club Venâncio Aires, Amanda Marques Janisch, representará a Capital do Chimarrão no concurso nacional de oratória promovido pela entidade. O evento ocorrerá de 23 a 26 de janeiro, em Americana, no interior de São Paulo.

    A etapa classificatória, conforme Amanda, foi realizada de forma on-line, através de uma gravação de vídeo, e apenas os três primeiros colocados passaram para a fase final. “Obtive a nota 9,7 na classificatória e me habilitei para disputar a final que ocorreu presencialmente.” A etapa foi realizada no concurso distrital em Piratini, durante a Conferência Distrital do Rotaract Club, nos dias 17 e 18 de agosto.

    Para definir quem representaria o Rotaract Club de Venâncio Aires, o clube de serviço realizou capacitações internas de oratória ao longo de todo ano. Além disso, também foram realizados concursos internos de oratória e debates. “Como neste ano tivemos o advento das enchentes não conseguimos realizar o concurso interno aberto para apreciação do público, por isto dentre 3 nomes habilitados a participarem do concurso o nome da Amanda foi escolhido para representar”, explica a diretora de Imagem Pública do Rotaract Venâncio Aires, Amanda Pereira.

    Leia também

    Amanda Janisch salienta que o concurso nacional envolve uma preparação intensa, uma vez que são quatro etapas até a final do concurso. “Possui uma etapa preparatória, etapa classificatória, semifinal e final. Ao todo, são quatro discursos para o orador que chega até a final do concurso.”

    De acordo com a diretora de Imagem Pública do Rotaract Venâncio Aires, Amanda Pereira, a representante da Capital do Chimarrão além de ser advogada, produz conteúdo para as redes sociais e também ministra palestras e treinamentos, o que contribui para que tenha contato constante com capacitação em oratória e comunicação. “A preparação para o nacional será intensificada até janeiro, quando ocorre o concurso. Até lá, será realizada também a gravação da fase preparatória antes das fases presenciais que acontecem durante o evento”, explica.