O evento segue até quinta-feira, na sede do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia
Santa Cruz do Sul realiza nesta semana a segunda edição do Gauten Summit – evento que reúne grandes nomes do empreendedorismo e da tecnologia dispostos a conectar empresas e impactar pessoas por meio da inovação. Os três primeiros painéis ocorreram na manhã desta terça-feira, 26, e contaram com a participação do empreendedor serial José Renato Hopf, da engenheira ambiental e assessora do governo estadual Daniela Mueller de Lara, além do advogado tributarista Guilherme Pedrozo da Silva. O evento segue até quinta-feira, 28, na sede do Gauten Parque de Inovação e Tecnologia.
A promoção é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na avaliação do titular da pasta, Cesar Cechinato, o primeiro dia de evento foi muito satisfatório, atendendo às expectativas da organização. “Tivemos a felicidade de abordar três pautas extremamente importantes, com painelistas de altíssimo conhecimento, competência e relevância, que entusiasmaram o ecossistema de inovação com assuntos quentes do momento, fundamentais para o desenvolvimento do Vale do Rio Pardo e para o estado do Rio Grande do Sul como um todo”, avaliou o anfitrião.
A prefeita Helena Hermany também marcou presença e destacou a importância do evento. “Neste ano, estamos promovendo uma edição mais modesta em comparação com o 1º Gauten Summit, devido aos desafios enfrentados pelas calamidades climáticas que impactaram nosso estado. Ainda assim, consideramos fundamental realizar o evento em 2024, tanto pela sua contribuição para a capacitação e troca de experiências entre os empreendedores locais, quanto pela oportunidade de divulgar os serviços oferecidos em nosso Parque de Inovação, que celebra dois anos na próxima sexta-feira, dia 29”, ressaltou.
O que apresentou cada expert
A palestra de abertura ficou a cargo do empreendedor José Renato Hopf, que é sócio diretor executivo da Raiô Benefícios, cofundador da 4all e presidente do South Summit Brazil. Em sua explanação, Hopf detalhou sua trajetória profissional e os passos que o levaram a fundar a Getnet, empresa de máquinas de cartão de crédito e soluções financeiras que se tornou o primeiro unicórnio brasileiro – termo usado para designar startups que ultrapassam valor de mercado de US$ 1 bilhão. Durante sua apresentação, Hopf recomendou aos participantes que aprendam a identificar necessidades na sociedade para criar produtos inovadores que possam atender às necessidades de mercado.
“Empreender é difícil, e tirar uma empresa do zero é ainda mais desafiador. Governos e universidades precisam colaborar para criar ambientes de negócios favoráveis. Startups devem ter planos bem estruturados, equipes competentes e investidores estratégicos, além de resiliência e otimismo, pois a competição não é mais local, ela é global, e o futuro depende de como a gente gerencia a inovação”, ressaltou Hopt, ao destacar que a realização do South Summit Brazil em Porto Alegre somente se torna possível pelo apoio do setor público e do empresariado envolvido.
Na sequência, Daniela Mueller de Lara prendeu a atenção dos ouvintes com o painel “RS e o enfrentamento às mudanças climáticas: da COP 29 à COP 30”. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) há 13 anos e atual coordenadora da Assessoria do Clima da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, ela compartilhou detalhes sobre sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 – COP 29, que ocorreu neste mês no Azerbaijão.
“Há muita expectativa para a COP 30, que ocorrerá ano que vem no Brasil, com objetivos de discutir e implementar ações globais para combater mudanças climáticas, reforçar os compromissos assumidos no Acordo de Paris e promover a preservação e regeneração da Amazônia”, relatou. Ela também apresentou dados de programas governamentais voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas – alguns criados após as calamidades climáticas de abril e maio e outros que já vinham sendo conduzidos em anos anteriores – e chamou a atenção para a importância de empresas, governos e cidadãos estarem cada vez mais preparados para enfrentar eventos climáticos extremos.
Encerrando a primeira manhã de debates do 2º Gauten Summit, o advogado tributarista Guilherme Pedrozo da Silva incitou entre os participantes análises sobre os reflexos da tributação na nova economia por meio do painel “Reforma Tributária e as novas tecnologias: como as empresas deverão se comportar diante do novo cenário fiscal”. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Subseção de Santa Cruz do Sul – RS e perito técnico no Tribunal de Justiça do RS, Pedrozo analisou a cobrança de impostos e o impacto no ambiente de negócios. Ele destacou a necessidade da Reforma Tributária, mas alertou sobre possíveis efeitos adversos.
“A Reforma se faz necessária. Ela tem papel essencial na Tecnologia da Informação e na redução da desigualdade da cobrança de tributos, entre vários outros aspectos. Mas, se passar da forma que está sendo imposta, todos nós sofreremos com a carga a mais”, analisou, inferindo que os serviços ficarão mais caros para o consumidor final, o que pode gerar relações de consumo mais onerosas. “Temos o dever fundamental de pagar tributos e precisamos defender a boa aplicação dos recursos públicos. Por isso, é bom pensar: o melhor momento para a Reforma Tributária é agora?”, questionou, provocando uma reflexão entre os participantes.
Programação
O 2º Gauten Summit segue com programação na quarta-feira, 27, à tarde, e na quinta-feira, 28, pela manhã, com painéis de experts, além de piches de startups locais que estão conquistando o mercado.
Quarta-feira | 27.11
- 14h | Painel: Futurismo – o futuro do trabalho e a inteligência artificial
Palestrante: Alexandre Baraldi Tonin – Advogado e empresário, mestre em Direito da Empresa e dos Negócios pela Unisinos. É graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, com especializações em Direito do Trabalho, Direito de Família e Sucessões e Direito em startups pelo Insper-SP. Atualmente cursa MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUC-RS. Sócio da Tonin Advogados, atuante no direito empresarial, com estudos voltados à inovação em serviços, tecnologia e futurismo. É consultor do Sebrae no Programa Cidade Empreendedora, auxiliando municípios do Rio Grande Sul a desenvolverem seus projetos de lei de inovação municipal. Como docente, foi professor titular da Faculdade da Serra Gaúcha e atualmente é professor convidado em cursos de pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul.
- Pitch de startups
15h – Yumu.ai
15h20 – Wala Smart Work
15h40 – Limbx
16h – Instituto Gauten
16h20 – Inovabee
16h40 – Protege Química
Quinta-feira | 28.11
- 9h | Painel: A para B – Travessia para o sucesso!
Convidado: João Satt – Consultor e estrategista. Idealizador da Metodologia SB/3C. Publicitário com especialização em marketing, palestrante e articulista em vários jornais e blogs. Um dos profissionais mais premiados do país, tanto em eventos nacionais como internacionais. Painelista e conferencista nacional e internacional. Jurado do The New York Festival na categoria de Efetividade em Marketing. Conquistou mais de 35 Tops de Marketing – ADVB RS/SC/PR. Fundador e CEO do G5 – um ecossistema de empresas com foco na transformação de negócios a partir da inovação de valor com atuação em áreas como estratégia de negócios e marcas, comunicação, tecnologia, database driven, realidade virtual e realidade aumentada e live marketing. Ainda é fundador e sócio das seguintes empresas: Competence – soluções em comunicação, Sun Business e Branding – consultoria estratégica, Gtech – Innovation Lab e Stronger – live marketing.
- Pitch de startups
10h – PaginCrypto
10h20 – Sulvale Informática
10h40 – Hivedata
11h – Interneg Brasil
11h20 – Meta4Gov
Inscrições
O evento acontece no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, situado às margens da BR-471, no Distrito Industrial, e as vagas são limitadas às capacidades dos auditórios. As inscrições devem ser feitas previamente clicando aqui.
A promoção é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santa Cruz do Sul, Sebrae Startups, ATIVALES – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Converge Santa Cruz e Unisc.
Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura e no perfil do Instagram do Gauten @gauten.scs/.
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores