O espaço atende estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia
Na noite dessa terça-feira (10), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a reinauguração do Laboratório de Enfermagem, no bloco 35. O espaço atende estudantes das disciplinas dos cursos de Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e também os cursos técnicos de Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru).
Além de todas as alterações, o Laboratório desenvolveu o controle de estoque para controle do que entra e para onde vão os materiais, evitando assim desperdícios e compras desnecessárias. Foi implementada também a organização dos materiais através de KITS e a padronização dos mesmos, assim todas as práticas do Laboratório tem os materiais padronizados. Em dias de prova prática, por exemplo, os kits não estão disponíveis e o aluno é quem seleciona os materiais para realizar o procedimento.
O objetivo dessas mudanças foi pela alta procura do Laboratório pelos cursos apontados anteriormente. Isso gerou um aumento da rotatividade de aulas e estudantes, deixando o espaço pequeno, necessitando da reforma e organização para melhor atender.
Entenda as mudanças
Primeiro, o Laboratório passou por uma mudança estrutural em dezembro do ano passado, ganhando mais uma sala, agora compõem a sala 3526 A, 3527 e 3528. Posteriormente, o laboratório foi separado em estações nessas 3 salas:
Sala 3526A – Estação Hospitalar Alta Complexidade Adulto: Capacidade para 20 alunos e professor. A sala não possui carteiras, apenas banquetas, quadro branco, tela de projeção e projetor. Dispõe de dois leitos com manequins adultos, um masculino e outro feminino. Possui parede de oxigenoterapia funcionante; bomba de infusão contínua; monitor multiparâmetros; carro de emergência; todo material para baixa e alta complexidade.
Ainda, reorganização da recepção, tornando mais ampla e dinâmica; implantação de computador auxiliar para desenvolvimento de atividades por parte dos bolsistas voluntários e remunerado; instalação de tela de projeção, projetor e quadro branco, reorganização da parede de oxigenoterapia.
Sala 3527 – Estação Hospitalar Materno Infantil: Capacidade para 20 pessoas mais professor . A sala tem carteiras universitárias, mesa do professor, quadro branco, tela de projeção e projetor. Dispõe de três leitos pediátricos, sendo dois berços e uma incubadora; parede de oxigenoterapia funcionante e também maca ginecológica. Esta sala foi projetada com desenhos nas paredes e porta do Lino e sua turma, para ambientalizar o acadêmico com o que irá ver no Hospital Santa Cruz (HSC), hospital-escola da Unisc.
Ainda, colocação de uma maca ginecológica para auxílio nas aulas de saúde da mulher; instalação de prateleira para exposição de materiais que auxiliam nas aulas de saúde da mulher, saúde da criança, e educação sexual; instalação de armário para estoque de materiais de pediatria, neonatologia e saúde da mulher.
Sala 3528 – Estação Hospitalar Clínico Adulto: Essa sala era uma sala de aula normal, porém agora foi estruturada como sala de Laboratório. Tem capacidade para 25 pessoas mais professor. A sala tem carteiras universitárias, mesa do professor, quadro branco, tela de projeção e projetor. Dispõe de um leito adulto, parede de oxigenoterapia não funcionante, apenas para demonstração; boneco de palpação automatizado; bonecos de RCP, DEA; maca rígida; colar cervical; manequins de tronco, sistema nervoso, sistema esquelético, sistema muscular e etc.
Ouça a entrevista:
Notícias relacionadas
Centro de Bem-Estar Animal estará fechado nesta segunda-feira
Motivo é o serviço de Controle de Pragas e Vetores - desratização e dedetização que será realizado no local
Prefeitura de Vale Verde faz revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico
Questionário está disponível na sede da Administração Municipal
Moradora de Candelária leva R$ 150 mil no Trilegal Tchê
Dalveni dividiu o prêmio principal com uma mulher de Rio Grande
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade