Ação integra o Programa Arborização + Segura, com foco na sustentabilidade ambiental
No mês de setembro, a RGE realiza o Programa Arborização + Segura, em Venâncio Aires. As ações ocorrem entre os dias 9 e 13 de setembro, com o plantio de 450 mudas. As espécies plantadas são adequadas ao ambiente urbano, visando à segurança dos cidadãos, das instalações elétricas e o reordenamento da arborização urbana.
Por meio do projeto, a RGE realiza o plantio de espécies adequadas sob indicação e supervisão das equipes técnicas do poder público municipal, que direcionam o planejamento e implementação. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com exemplares de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando as de menor porte.
Em 2023, por meio do Programa, a RGE executou o plantio de mais de 10,5 mil árvores em toda sua área de concessão, com um investimento total de R$ 2,3 milhões.
Leia também
Entre os benefícios, “o Programa Arborização + Segura também garante sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual”, explica o analista de meio ambiente da RGE, Giulliano Gilioli Bindo. A distribuidora faz também um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.
“Além de auxiliar na arborização do município de Venâncio Aires, embelezando a cidade, a implantação do Programa ainda garante mais segurança para o sistema elétrico e para a população”, destaca o Consultor de Negócios da RGE, Cristiano Guedes da Silva.
Todas as ações de manejo e intervenções junto à vegetação realizadas pela RGE seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT, que requer espaçamentos mínimos entre rede elétrica e vegetação de acordo com o aspecto técnico operativo da rede. Para as substituições, as equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e também apresentam respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.
Notícias relacionadas

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série iniciada em 2000
As vendas no comércio varejista superaram o recorde anterior, alcançado em fevereiro de 2025. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio

Feira de adoção de animais é cancelada devido à instabilidade do tempo
Ação estava marcada para acontecer neste domingo, na Praça Getúlio Vargas

Seres humanos podem pegar gripe aviária? Entenda
Professora Michele Berselli, do curso de Medicina Veterinária da Unisc, falou sobre o tema em entrevista à Arauto News

Na minha casa
Fico preocupado, apenas, que os problemas estão se tornando coletivos e, aparentemente, pelo fato do quantitativo ser grande, estão sendo tratados como normais
