As demais atividades, como Chimabots, Feira de Trocas, a Jornada de Iniciação Científica e o IFGames seguem confirmados
O Instituto Federal Sul-rio-grande (IFSul) campus Venâncio Aires confirmou o cancelamento da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) deste ano.
O diretor do IFSul da Capital do Chimarrão, Geovane Griesang, explica que a greve dos servidores, que ocorreu entre abril e junho, não permitiu que houvesse tempo hábil para a organização da Mostra. Além disso, segundo ele, o bloqueio nos recursos para este ano também tornou inviável a realização do evento.
“É um bloqueio na casa dos 18%, algo bem significativo. O Governo menciona que até o final do ano pretende fazer a liberação deste recurso, mas como a gente tem este bloqueio momentâneo ficamos com pouco recurso para poder colocar [a Movaci] em prática”, destaca.
No ano passado, após interrupção de cinco anos, a Movaci havia sido retomada. Na época, Griesang salientou a importância do IFSul Venâncio Aires voltar a realizar um evento que incentiva a produção e a pesquisa.
Leia também
“A Movaci é uma feira de ciências, que conta com a presença de diversos estudantes, diversos pesquisadores do Estado. Inclusive, a gente tem a participação de várias cidades aqui do Estado que acabam vindo para cá. Tem o envolvimento de aproximadamente mil estudantes nos dois ou três dias de feira que acontece aqui no Campus venâncio-airense. Temos, ainda, a participação de estudantes uruguaios que acabam vindo participar”, frisa. Além disso, alunos de escolas da Capital do Chimarrão também participam do evento.
Apesar do bloqueio financeiro e da suspensão da Movaci, o diretor da instituição reforça que as demais atividades seguem ocorrendo normalmente, inclusive a Chimabots – competição de robótica – que será nos dias 8 e 9 de outubro. Outros eventos também estão confirmados, como a Feira de Trocas, a Jornada de Iniciação Científica (JIC) do IFSul e os Jogos dos Institutos Federais, o IFGames.
“Só tivemos que cancelar a Movaci, porque ela exigia muito emprego de todos os servidores e estudantes, e para isso precisamos de tempo hábil, o que, infelizmente, neste ano, não teremos”, complementa.
Notícias relacionadas

Construarte e Multifeira prometem qualificação, negócios e atrações para todos os públicos
Feiras ocorrem de 29 de maio a 1º de junho de 2025, no Parque da Oktoberfest

Nova convenção regulamenta comércio de Santa Cruz a abrir aos domingos e feriados; confira
O acordo, resultado de diversas rodadas de negociação, conta com uma série de regras, semelhantes ao modelo já adotado pela loja Havan no município

RGE inicia ações do Projeto Calamidade em Rio Pardo
Estão previstas entregas de mais de 200 trocadores de calor (chuveiros inteligentes), cerca de 170 geladeiras novas, além da troca de lâmpadas convencionais por LED em todos os clientes visitados

Direto ao Ponto – Paulo Moraes, Coordenador da Christkindfest 2025 em Santa Cruz
Anúncio da Assemp dos líderes que estarão à frente dos eventos do Município e preparação já para a festa em dezembro.