As demais atividades, como Chimabots, Feira de Trocas, a Jornada de Iniciação Científica e o IFGames seguem confirmados
O Instituto Federal Sul-rio-grande (IFSul) campus Venâncio Aires confirmou o cancelamento da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) deste ano.
O diretor do IFSul da Capital do Chimarrão, Geovane Griesang, explica que a greve dos servidores, que ocorreu entre abril e junho, não permitiu que houvesse tempo hábil para a organização da Mostra. Além disso, segundo ele, o bloqueio nos recursos para este ano também tornou inviável a realização do evento.
“É um bloqueio na casa dos 18%, algo bem significativo. O Governo menciona que até o final do ano pretende fazer a liberação deste recurso, mas como a gente tem este bloqueio momentâneo ficamos com pouco recurso para poder colocar [a Movaci] em prática”, destaca.
No ano passado, após interrupção de cinco anos, a Movaci havia sido retomada. Na época, Griesang salientou a importância do IFSul Venâncio Aires voltar a realizar um evento que incentiva a produção e a pesquisa.
Leia também
“A Movaci é uma feira de ciências, que conta com a presença de diversos estudantes, diversos pesquisadores do Estado. Inclusive, a gente tem a participação de várias cidades aqui do Estado que acabam vindo para cá. Tem o envolvimento de aproximadamente mil estudantes nos dois ou três dias de feira que acontece aqui no Campus venâncio-airense. Temos, ainda, a participação de estudantes uruguaios que acabam vindo participar”, frisa. Além disso, alunos de escolas da Capital do Chimarrão também participam do evento.
Apesar do bloqueio financeiro e da suspensão da Movaci, o diretor da instituição reforça que as demais atividades seguem ocorrendo normalmente, inclusive a Chimabots – competição de robótica – que será nos dias 8 e 9 de outubro. Outros eventos também estão confirmados, como a Feira de Trocas, a Jornada de Iniciação Científica (JIC) do IFSul e os Jogos dos Institutos Federais, o IFGames.
“Só tivemos que cancelar a Movaci, porque ela exigia muito emprego de todos os servidores e estudantes, e para isso precisamos de tempo hábil, o que, infelizmente, neste ano, não teremos”, complementa.
Notícias relacionadas
Pavimentação da estrada de Linha Saraiva avança
Ao todo, será pavimentada uma área de 4.823,10 m2 da via, que também receberá meios-fios
Pesquisa expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil
Para supervisora do Dieese, ainda é longo o caminho para diminuir desigualdades
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc