Geral

Uma aula de civismo ao estilo rap na Escola Guido Herberts

Publicado em: 05 de setembro de 2024 às 11:53
  • Por
    Portal Arauto
  • Colaboração
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Estudantes do 4º ano, da Emef Guido Herberts, compuseram a letra e se apresentaram durante ato cívico na instituição. Foto: Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    Estudantes de Santa Cruz escrevem canção alusiva à Semana da Pátria

    Com o microfone em mãos, as colegas do quarto ano do ensino fundamental, Maria Luiza Dummer, de 10 anos, e Valentina Borges, de 9, fazem um dueto entoando versos em ritmo de rap, relacionados à Semana da Pátria: “Brasil, terra de encantos e beleza sem igual, das praias douradas ao povo do sertão, tua cultura é rica, a nossa inspiração”. E a composição prossegue exaltando a diversidade e a riqueza cultural brasileira.

    A letra foi criada pelos próprios alunos, que foram desafiados pela professora Isolde Eisenhardt, a produzirem algo para a apresentação da turma 42, aos demais estudantes da Escola Municipal Guido Herberts, do Bairro Várzea, de Santa Cruz, por ocasião da Semana da Pátria. “A gente os desafiou para que criassem alguma coisa de que eles gostassem de fazer, e fiquei muito feliz com o resultado porque eles foram muito criativos, pesquisaram sobre o Brasil e a partir do que buscaram, criaram a letra”, disse a professora.

    Leia também

    E os autores mirins contaram com ajuda profissional no assunto. Após a composição dos versos, a estudante Maria Luiza pediu uma avaliação do irmão, MC Berma, que auxiliou na criação. “Ele me deu umas dicas bem legais, para rimar no final de cada frase, e mudou algumas palavras, ficou muito bom”, contou ela.

    Nesta semana, durante o evento realizado na escola, a turma chamou atenção pela performance durante a apresentação. Integrante do grupo de dançarinos, e portando a Bandeira do Brasil durante o espetáculo, Ana Luiza Chaplin, de 10 anos, vibrou pelo desempenho do grupo. “Foi muito legal porque todos os nossos colegas gostaram e aplaudiram, e a gente conseguiu passar a mensagem de que o Brasil é um país bonito, e Santa Cruz também é, porque faz parte do mesmo território”, declarou.

    A letra

    Brasil, terra de encanto e beleza sem igual
    No Sete de Setembro teu nome a brilhar
    Dom Pedro corajoso, a proclamar a Independência
    E liberdade para todos conquistar

    Independência do Brasil, desse fato
    Eu me lembro sobre as margens do Ipiranga
    No dia Sete de Setembro

    Das praias douradas ao povo do sertão
    Tua cultura é rica, a nossa inspiração
    Com alegria e amor, juntos a celebrar
    O dia da Independência, a nossa nação a honrar