Ato foi realizado na Praça da Bandeira
A programação da Semana da Pátria de 2024 em Santa Cruz do Sul foi oficialmente aberta na tarde desse domingo (10), em solenidade em frente ao Palacinho, na Praça da Bandeira. O ato reuniu autoridades civis e militares e foi acompanhado por pessoas da comunidade.
Neste ano, os festejos cívicos terão como tema nacional o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil, como tema estadual os 40 anos do Batalhão Suez e sua missão de paz na ONU, e, em âmbito municipal, o mote será “Voluntariado: A maior Pátria é o próximo!”.
A cerimônia marcou o acendimento da pira com a chama do fogo simbólico, que será mantido durante toda a programação dos festejos, até o dia 7 de setembro. Neste ano, a personalidade homenageada foi o médico veterinário Murilo Silva, falecido recentemente enquanto realizava trabalho voluntário em benefício da causa animal. Ele foi representado pelos pais, Clarete Aparecida da Silveira e Cláudio de Barros Silva, que acompanharam o comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, no acendimento da pira.
O secretário municipal de Cultura Dinho Barbosa destacou que a Semana da Pátria é um momento de reverência à Nação, suas conquistas e história. Entretanto, para Barbosa, as recentes adversidades enfrentadas no Rio Grande do Sul devido às enchentes de maio, trouxeram mais um significado a este período. “Algo extraordinário emergiu: a força de nosso povo, das pessoas, instituições, a solidariedade que nos une”, avaliou.
Leia também
Conforme o secretário, tal constatação levou à escolha do tema municipal deste ano. “Vimos voluntários se mobilizando dia e noite, oferecendo o que tinham de melhor: seu tempo, sua força, seus recursos e, acima de tudo, o seu amor ao próximo.”
De acordo com Barbosa, a Semana da Pátria de Santa Cruz do Sul deste ano será um tributo aos heróis anônimos, que fizeram de suas vidas um exemplo de dedicação, como no caso do homenageado Murilo. “Que possamos levar esse espírito de voluntariado adiante, lembrando que o verdadeiro sentido de ser brasileiro, gaúcho e santa-cruzense é cuidar uns dos outros, é enxergar no próximo a extensão da nossa própria vida”, definiu.
Clarete da Silveira fez uso da palavra, destacando a trajetória do filho. Ela lembrou que Murilo, desde criança, manteve identificação com a proteção aos animais. Ela lamentou a partida precoce do filho. “Por um indivíduo não dar o tratamento adequado a seu cavalo, meu filho perdeu a vida”, comentou. Ao final, ela pediu leis mais rigorosas contra os maus tratos contra animais e que os tutores cuidem bem de seus bichinhos.
O Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro será realizado a partir das 9h, na Rua Ernesto Alves, com início na Borges de Medeiros e finalização na Senador Pinheiro Machado, com a participação de escolas, projetos sociais, entidades e militares.
Até o dia 7, a vigília ao Fogo Simbólico será mantida na Praça da Bandeira, com hora cívica, diariamente, às 8h e às 17h. O fogo será guarnecido por representantes das entidades que compõem a Comissão Organizadora da Semana da Pátria.
Notícias relacionadas
Prefeitura promove melhorias asfálticas no Santa Vitória
No Berçário Mãe de Deus, foi construída uma travessia elevada
Conab estima produção recorde de carnes suína e de frango em 2025
A competitividade do produto brasileiro no mercado internacional aliada a um cenário cambial favorável influenciam na expectativa de elevação
Santa Cruz recebe 800 cestas básicas do Governo do Estado
Segundo a Administração Municipal, a distribuição aos moradores ocorrerá nos próximos dias
Abastecimento de água deve ser normalizado ao longo desta quarta em Santa Cruz
Falta de energia elétrica afetou o sistema de bombeamento no Bairro Independência