Segundo o juiz André Pinto, notícias de irregularidades chegaram dos municípios de Santa Cruz, Passo do Sobrado e Vale do Sol
Passadas as duas primeiras semanas de propaganda eleitoral, chegaram à Justiça Eleitoral diversas notícias de irregularidade na propaganda, afirma o juiz da 162ª Zona Eleitoral, André Pinto. Especialmente aconteceram por meio do aplicativo Pardal e representações formuladas por candidatos e pelo Ministério Público, para remoção de materiais, retirada de conteúdos publicados em mídias e apuração da prática de condutas vedadas a agentes públicos. Houve também alguns pedidos de direito de resposta para o horário eleitoral. Foram cerca de 20 denúncias na abrangência da 162ª Zona Eleitoral, dos municípios de Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado e Vale do Sol.

JUIZ ANDRÉ PINTO, DA 162ª ZONA ELEITORAL | GRUPO ARAUTO
Segundo o Juiz Eleitoral, algumas dessas denúncias foram arquivadas, outras foram julgadas e algumas estão sendo examinadas. Dentre as irregularidades apuradas estão a remoção de conteúdo da internet e a retirada de propaganda em frente a comitês e residências, ilustra como exemplo.
O papel do cidadão comum é fundamental para contribuir com a fiscalização. Para André Pinto, “é de suma importância que os eleitores exerçam a cidadania, fiscalizando os candidatos já nesta etapa de campanha, verificando se cumprem ou não as leis eleitorais e denunciando eventuais irregularidades, com responsabilidade e um suporte mínimo de provas (imagens, especialmente)”. Para denunciar, existe o aplicativo Pardal, que tem sido um aliado da Justiça Eleitoral.
Em recente entrevista à Arauto News, o Juiz Eleitoral frisava que o eleitorado quer saber como a política pode melhorar a vida dele amanhã. “Temos que demonstrar todos os dias que a democracia vale a pena. E vale a pena no momento que ela melhora a vida das pessoas. As pessoas estão cansadas de brigas, ofensas, elas querem ver discutidas propostas, assumidos compromissos. E a partir disso, fazem suas escolhas sobre quem atende melhor suas expectativas”, destacou o Juiz da 162ª Zona Eleitoral.
Pardal
Disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, o aplicativo Pardal permite que eleitores de todo o país denunciem diversos tipos de irregularidades durante a campanha eleitoral no Brasil.
Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.
Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.
No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão