Tempo do Epa

  • Por
    Carolina Almeida
  • Tempo do Epa

    O civismo faz história

    Publicado em: 06 de setembro de 2024 às 08:00
    DESFILE CÍVICO COSTUMA ATRAIR MULTIDÃO À RUA CLÁUDIO MANOEL | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Na véspera de mais um desfile de 7 de setembro, o Tempo do Epa resgata algumas memórias, tendo a rua Cláudio Manoel como palco

    Talvez os mais novos não reconheçam, mas seguramente quem tem mais de 30 anos e olha para estas fotos, imediatamente sabe que se trata da rua Cláudio Manoel. É a rua onde acontecem os desfiles vera-cruzenses, seja na Semana da Pátria, Farroupilha ou de gincana. A rua é palco do show. Pois já que estamos na Semana da Pátria e amanhã tem o tradicional desfile de 7 de setembro, o Epa resgatou algumas memórias.

    Lá no alto, no fundão, ainda não existia o imponente prédio da Verafumos. E aqui na frente ainda existia aquele muro imenso e as casas antigas. Hoje, a agência do Sicredi e o prédio comercial ficariam de fundo. Mas enfim, isso é para fins de contextualização, porque quem protagoniza a cena são as crianças, neste caso, da Escola Paraguaçu, num desfile cívico de 7 de setembro.

    As duas fotos são do acervo de Eliana Poll. A primeira, do ano de 1970, é do calhambeque da Tuti Beckenkamp, e Eliana está no paralama. “O Pré-primário saúda a Pátria”, diziam os cartazes. A menininha no chão é a Marlei Helfer e atrás dela aparece o irmão mais velho de Eliana, André. A segunda foto, ela acredita ser 1972 ou 73 e desfilou com a faixa de Amapá. O fotógrafo Oscar Petterson, na época, era quem fazia os registros todos.

    Naquele tempo, relembra Eliana, as crianças precisavam ensaiar e a rua defronte à escola era de terra, não havia calçamento. Então precisava estar seco pra isso. “E também alguém tocava um bumbo pra marcar quando precisava colocar o pé direito no chão. Não era somente caminhar, nós tínhamos ritmo”, recorda Eliana, dizendo que desde aquele tempo, os desfiles cívicos sempre foram muito prestigiados pela comunidade.