Levantamento foi feito com base no registro de candidaturas publicado pela plataforma Divulga Cand, do TSE
O Vale do Rio Pardo tem, para este pleito de outubro, cinco mulheres na disputa pelo cargo máximo, de Prefeita de seus municípios. O levantamento do Grupo Arauto foi feito com base nos 58 registros de candidatura disponíveis na plataforma Divulga Cand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Disputam na região: Helena Hermany (Santa Cruz), Anna Maria Vicente Dorneles (Vale Verde), Susana Rohlfes Zieger (Vale do Sol), Lenise Lourdes Lazzarotto Mariani (Ibarama) e Maria Luiza Bertussi Raabe (Pantano Grande).
Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou em sua página os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido político. Do total de 456.310 candidaturas registradas, 155 mil são de mulheres e 301.310 são de homens. Desses totais por gênero, 74.355 são mulheres não negras, 80.645 mulheres negras, 159.942 homens negros e 141.368 homens não negros.
Considerando os maiores percentuais, há 58,06% de mulheres não negras candidatas pelo Partido Novo, 70,19% de mulheres negras candidatas pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), 73,42% de homens negros candidatos pelo PCdoB e 56,4% de homens não negros candidatos pelo Partido Liberal (PL).
Notícias relacionadas
Vale do Rio Pardo recebeu R$ 118 milhões em emendas parlamentares em 2024
Levantamento mostra que Santa Cruz teve o maior montante da região, com R$ 34,5 milhões recebidos no ano passado
Adolfo Brito assume como governador do Estado em exercício
Na quarta-feira (15), ele cumprirá agendas em Sobradinho, onde também terá reuniões com prefeitos e lideranças da região
Câmara de Vereadores começa a votar a criação de novas frentes parlamentares
Na sessão desta segunda-feira, cinco projetos estão previstos na ordem do dia; os demais ficam para a próxima semana
Prefeito Sérgio Moraes e vice Alex Knak iniciam agenda de visitas às secretarias
Nos locais, conversaram com as equipes de trabalho e buscaram estabelecer um canal aberto de comunicação pelos próximos anos de governo