Região

Terceira Idade de Sinimbu se conecta no mundo digital

Publicado em: 14 de fevereiro de 2017 às 12:51 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:18
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Oficina no Telecentro ensinou os princípios básicos da informática

    Entre dezembro de 2016 e fevereiro deste ano, o público da terceira idade de Sinimbu se aventurou por um mundo novo. Foi a vez do grupo da melhor idade descobrir o mundo digital, através da oficina de informática no Telecentro, junto a Biblioteca Municipal.

    Coordenados pela professora Franciele Henn, a turma aprendeu e muito no módulo Utilizando o Computador. As aulas ocorreram todas as quartas-feiras pela manhã e além do público da Terceira Idade, outras pessoas que não possuíam conhecimento digital, participaram da formação gratuita oferecida no Telecentro.

    Franciele conta que durante as aulas os alunos tiveram um primeiro contato com o computador, aprendendo o manuseio do teclado e mouse, pesquisas na Internet, bem como jogos de raciocínio lógico e memória. Ela frisa ainda que este foi um trabalho gratificante e diferente de tudo o que já vivenciou. “Os alunos perderam o medo de manusear um computador, principalmente os da terceira idade. No início era um verdadeiro ‘bicho de sete cabeças’ e não acreditavam ser capazes, até que se provou o contrário”, comemora a professora.

    Os relatos de algumas participantes do curso mostra que a iniciativa foi positiva. “A Informática é muito importante, inclusive para a memória. É uma distração e para a gente fazer amizades” disse Lourdes Henn. “Eu acho que nunca é tarde para aprender. Faz bem para a memória” relata Traude Redieske. “A Informática é importante para se comunicar mais com as pessoas e familiares, mas com limite”, destaca Sílvia Swarowsky. “É importante saber lidar com a Informática para a pessoa ser mais autônoma, não depender tanto das outras, como no celular, bancos e com os eletrodomésticos modernos” comenta Valdira Weigel.

    A oficina de informática no Telecentro, junto a Biblioteca Municipal, aconteceu de forma gratuita. Além deste curso, outros foram realizados nas últimas semanas, beneficiando diversas pessoas, das mais variadas faixas etárias.