LIRAa foi realizado pela equipe da Vigilância Sanitária de Vera Cruz entre os dias 12 e 21 de agosto, em 444 imóveis
A Vigilância Sanitária de Vera Cruz concluiu nesta quarta-feira (21), o novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), iniciado no dia 12 deste mês. Foram vistoriados 444 imóveis e desta vez, o índice ficou em médio risco de infestação, o equivalente a 3,2%. Segundo a Vigilância, o recomendado é que esteja abaixo de 1%. O Aedes aegypti é o mosquito causador da dengue e neste ano, Vera Cruz já teve 696 casos confirmados.
Houve redução do índice de infestação em relação ao último levantamento, o que é avaliado de forma positiva pela Vigilância, e que pode ser reflexo a vários fatores, principalmente o clima frio, as ações diárias da Vigilância Sanitária e a ação da população, que está mais consciente com relação aos cuidados.
Na Capital das Gincanas, os bairros com maior infestação são Arco-Íris, Leopoldina, Boa Vista e Centro. Os principais criadouros são pequenos depósitos móveis, como vasos e pratos de plantas, baldes, pote de água do cachorro, seguido por lixo/entulho, como lonas, garrafas, latas, e os pneus, muitas vezes armazenados em lugar descoberto, acumulando água.
Para a equipe da Vigilância, é importante destacar que os cuidados devem ser constantes, não importando a época do ano. Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que toda a população esteja empenhada no processo.
São cuidados importantes: verificar se as caixas d’água estão limpas e lacradas, escovar bem as bordas dos recipientes de água e alimento dos animais, manter as calhas sempre limpas, evitar acúmulo de lixo nos quintais, assim como pneus.
Notícias relacionadas

Convenção coletiva do comércio em Santa Cruz deve ser assinada na terça-feira
Acordo definirá reajuste salarial e renovação de cláusulas sociais para trabalhadores do setor de lojas no município

Horóscopo: A semana inicia com a possibilidade e você refletir
Será um bom momento para refletir e expressar criativamente o que você quer, sobre seus relacionamentos e sobre um equilíbrio harmonioso necessário. Que sementes gostaria de plantar agora?

Saiba quem são os cardeais brasileiros que podem escolher o novo papa
Gaúcho de nascimento e atual arcebispo de Porto Alegre estão entre os nomes responsáveis pela decisão

Saiba qual o rito que ocorre após a morte do Papa
Jorge Mario Bergoglio deixa legado de simplicidade e compromisso com os mais pobres; conclave será convocado para eleger sucessor