São mais de 150 bolsas disponíveis na Unisc. Para concorrer, o candidato deve ter feito o simulado e ser aprovado no Vestibular de Verão
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para o Aquece Enem. A proposta é um simulado on-line que prepara o estudante do Ensino Médio para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante que participa do projeto já está pré-classificado para concorrer a uma bolsa de estudos de 50% em toda a graduação presencial. Para esta edição, são mais de 150 bolsas disponíveis.
A iniciativa da Universidade visa levar um apoio pedagógico aos alunos do Ensino Médio, mais específico às turmas do 3º ano, que estão prestes a fazer o Enem. O simulado será on-line, mas aplicado em sala de aula, por um professor da escola, durante o mês de setembro. O dia pode ser escolhido pela própria instituição de acordo com as demandas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro pelo site aquece enem.unisc.br.
Para concorrer a bolsa, o candidato deve ter feito o simulado e ser aprovado no Vestibular de Verão da Unisc que ocorre em 23 de novembro. É pré-selecionado para cada vaga o estudante que tenha obtido melhor nota classificatória no simulado do Aquece Enem. Mais informações, assim como os cursos que têm bolsas disponíveis, podem ser acessadas pelo edital disponível no site do Aquece Enem (clique aqui).
Bolsa garantiu realizar o sonho
Natural de Sobradinho, Luiz Otavio Mainardi, de 18 anos, cursa o 2º semestre de Psicologia na Unisc. Foi por meio do Aquece Enem que ele conseguiu ingressar na Universidade. No ano passado, concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti. A instituição sempre incentivou a participação dos estudantes no Aquece Enem. “Explicaram os benefícios e fiquei muito interessado em ingressar com a bolsa. A partir disso, estudei mais arduamente para passar e garantir o desconto, pois eu vi que seria uma oportunidade que poucos teriam chance de conquistar”, fala.
Com a bolsa em mãos e o ingresso na Universidade garantido, Luiz Otavio diz que foi muito emocionante, principalmente para os pais. “Posso dizer, com certeza, que se não fosse pela bolsa eu não conseguiria estar cursando a Universidade e realizando meu sonho nesse momento”, comenta Luiz que, além de estar estudando, atua como estagiário na Área Comercial da Universidade, vaga que garantiu já nos primeiros meses do Curso e proporcionou que pudesse residir em Santa Cruz do Sul.
Escola incentiva a preparação do jovem para os processos seletivos
No ano passado, a Escola Estadual Ernesto Alves, de Santa Cruz do Sul, teve 16 estudantes contemplados com bolsas de estudo por meio do Aquece Enem. Foi a escola que mais inseriu estudantes na Universidade via projeto. Para a diretora do educandário, Janaína Venzon, o Aquece Enem ajuda o aluno a se familiarizar com o formato do exame e a se preparar melhor para os desafios que vai encontrar. “Isso ajuda a aumentar a confiança e melhorar o desempenho. Como é proposto um desconto, este pode tornar o curso superior mais acessível financeiramente. Muitos estudantes enfrentam desafios econômicos e um desconto pode ser o fator que torna a matrícula viável, facilitando a concretização do sonho de um diploma universitário.”
Ela enfatiza que a Escola sempre incentiva os jovens a pensarem grande, saberem que os desafios são para serem enfrentados. “Ficamos felizes com o comprometimento, dedicação, proatividade, autodisciplina, resiliência, persistência e o engajamento deles. O sucesso deles serve como modelo inspirador para outros.”
Notícias relacionadas
Nove produtores rurais são contemplados com repasse de mais de R$ 175 mil do Promagro
O programa tem por objetivo incentivar a estruturação e a mecanização nas atividades agrícolas
Vera Cruz conquista 45 novas moradias populares
As residências serão distribuídas em áreas dos bairros Boa Vista, São Francisco e Cipriano de Oliveira
Bombeiros do Vale do Rio Pardo alertam para golpe envolvendo e-mails falsos enviados a empresários
As mensagens afirmam que o estabelecimento está sendo notificado previamente
Agerst abre processo de fiscalização devido às alterações no gosto e no cheiro da água em Santa Cruz
Os técnicos da agência estão acompanhando de perto as análises fornecidas pela Corsan