Se puder resumir tudo em um conselho simples, que vale para qualquer pessoa, de qualquer idade, é: plante mais árvores
Eu me lembro bem das Gincanas do Clube da Árvore e de uma iniciativa – felizmente – duradoura, que é o projeto da Afubra chamado Verde é Vida, que recentemente completou 33 anos. Pois eu revirei nosso arquivo de fotos impressas, que eram reveladas para sair no jornal, e achei três. Não tem ano, não tem escola, não tem qualquer descritivo. Mas tem ação.
Se naquela época faltava o telão, a TV passava a lição desejada e os alunos, sentadinhos, estavam atentos. “Dê uma chance à vida, plante uma árvore”, dizia o cartaz pendurado no alto.
Na segunda foto, já com a presença do mascote desse projeto, que até hoje faz a alegria da criançada: o Afubrinha, que representa uma muda de árvore. Por fim, o plantio de mudas no pátio de uma escola coroa esta sequência maravilhosa.
Pois o Verde é Vida nasceu neste mês de agosto, dia 8, do ano de 1991, como um programa permanente de educação ambiental, buscando conscientizar os estudantes sobre a preservação ambiental. O programa também já passou por diversas etapas ao longo destes anos todos, mas é muito bacana recordar o quanto era legal as ações na minha época estudantil e o quanto ainda são interessantes as iniciativas de hoje em dia.
Mas se puder resumir tudo em um conselho simples, que vale para qualquer pessoa, de qualquer idade, é: plante mais árvores. Todos só têm a ganhar.