Prefeito Nestor Ellwanger destaca que maquinário trabalha nas localidades, mas a demanda ainda é muito grande
“Fomos muito atingidos, principalmente na área rural, em estradas, pontes, bueiros, pontes pênseis. Estamos trabalhando para deixar o quanto antes em condições”, resume o prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, o Rim, ao avaliar os reflexos da maior enchente vivida pelos gaúchos.
Foram muitos locais afetados, como a Rebentona, Passa Sete, Alto Passa Sete, Linha do Rio, Quilombo, e tantas localidades severamente danificadas, citou o gestor. Passados três meses, ainda estão em atuação mais de 20 máquinas da Prefeitura para deixar as estradas em condições, mas o clima não ajuda. “Todo mundo precisa e quer, mas é humanamente impossível atender todos ao mesmo tempo. Estamos fazendo todo o possível e o impossível para deixar tudo em dia. O colono não pede outra coisa a não ser estrada para ir e vir”, reconhece.
Para dar conta da lista de prioridades, os auxílios que chegam não bastam, considera Rim. “Os recursos nunca serão suficientes para enfrentar tamanha catástrofe. Não tem como atender a toda demanda. E sem dinheiro não se faz nada”, resume.
Para refazer pontes e estradas, o prefeito calcula que seria preciso dispor de R$ 15 a 18 milhões para essa finalidade. E aproximadamente um ano e meio a dois anos de serviço para deixar como deve ser, ou como Rim frisa, “como as pessoas merecem”. Enquanto isso, a prefeitura se desdobra para dar condições de trânsito, permitir o escoamento da produção, o transporte escolar.
Além das estradas e pontes, o prefeito comentou sobre o déficit habitacional, inclusive pleiteia 20 moradias junto ao Governo do Estado. Além da enchente, os desmoronamentos causaram muita destruição e ele acredita que seja necessário reconstruir de 80 a 100 casas em Candelária.
Notícias relacionadas
Conferência do Meio Ambiente reúne municípios do Vale do Rio Pardo na próxima semana
Objetivo é construir propostas locais que serão apresentadas na etapa estadual em 2025
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz