Município foi atingido pela enchente do mês de maio e segue realizando trabalhos de melhorias
Vale do Sol segue trabalhando para recuperar estradas e o acesso às propriedades rurais que foram prejudicados por conta das fortes chuvas e das enchentes registradas no final de abril e ao longo de todo mês de maio. Segundo os gestores, a falta de suporte dos governos estadual e federal atrasa a realização de melhorias. O prefeito Maiquel Silva projetou que a recuperação completa pode levar cerca de um ano.
“Conseguindo recursos, através do Governo Federal, para a terceirização de máquinas e o tempo melhorando, sendo bem otimista, essa recuperação geral vai levar em torno de um ano para as coisas realmente alinharem”, estima. Ainda conforme o prefeito, é necessário o desassoreamento de rios, retirada de materiais e colocação de outros em vias para a execução de acesso às propriedades.
“Muitos agricultores não estão conseguindo ir para as suas lavouras, porque desmoronou, porque caiu árvore, porque antes tinha um passe e agora não tem mais, tinha uma ponte de madeira antes, agora não tem mais. Então, existem esses impasses, essa dificuldade na execução do trabalho nas propriedades rurais também existe”, complementa.
Leia também
No entanto, a recuperação do solo nas propriedades de Vale do Sol, de acordo com Silva, pode levar ainda mais tempo. “Mais de 90% do nosso município agrícola depende da produção rural, então vai demorar muito tempo para essa recuperação do solo. [E analisando] vão ser coisas de duas, três safras e eu não sei se algumas propriedades vão conseguir nesse período. A maioria do pessoal plantou o fumo, então na próxima safra vai precisar botar mais força no solo para depois ver na outra safra como que vai ser. Então, é mais delicado do que uma própria recuperação de estrada.”
Vale do Sol tem mobilizado as equipes para recuperar as estradas. De acordo com o prefeito Maiquel Silva, não há nenhuma localidade isolada. Contudo, as estradas apresentam problemas e, como o município é essencialmente agrícola, o objetivo é garantir as melhores condições para a chegada de insumos nas proximidades e para o escoamento da produção.
Notícias relacionadas
Secretaria de Desenvolvimento Social atende mais de 100 famílias em Rio Pardinho
Equipes auxiliaram vítimas da enchente na resolução de pendências para a regularização da inscrição ao Auxílio Reconstrução
Da maleta às lojas físicas: conheça a Deluxe
Com espaços em Rio Pardo e Santa Cruz, empreendimento do casal Helen Marimon e Tales Theisen aposta em semijoias e linha de óculos solares
Câmara aprova aumento da pena de feminicídio para até 40 anos
A pena atual de 12 a 30 anos de reclusão aumenta para 20 a 40 anos. Matéria passa para sanção presidencial
Recadastramento no Auxílio Reconstrução encerra nesta sexta-feira
Os venâncio-airenses atingidos podem encaminhar a solicitação por meio do site da Prefeitura