Advogado e doutor em Direito Ambiental, Cassio Alberto Arend palestrou nesta terça-feira
Na manhã desta terça-feira (13), a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul promoveu mais uma edição do Café Empresarial, trazendo uma palestra ministrada pelo advogado e doutor em Direito Ambiental, Cassio Alberto Arend. Com o tema “Como a estratégia ESG pode alavancar os negócios”, o evento abordou como adotar práticas de sustentabilidade faz bem ao meio ambiente e também para os resultados da empresa e apresentou o caminho para tornar essa realidade possível em organizações de diferentes portes.
Na oportunidade, o palestrante abordou a origem do termo ESG e sua proposta de transformação da cultura corporativa e um novo modelo de desenvolvimento econômico. “Em 2004, onde se cunhou esse termo, a partir de um relatório que se chama Who Cares Win, ou seja, Quem Cuida Vence, que é justamente um grupo de empresas, players mundiais, grandes corporações, especialmente do setor financeiro, se juntaram e entenderam de que era necessário ter um capitalismo mais conectado com a comunidade, com as questões ambientais, com as questões sociais”, disse.
Ele explicou que essas grandes corporações entenderam que uma empresa precisa estar conectado com a comunidade, ter preocupação ambiental e com as questões sociais e ter uma gestão da empresa comprometida com todas essas pautas. “A partir daí, então, que surge o tema ESG e, claro, um viés muito forte na questão da sustentabilidade, especialmente na área ambiental”, relatou.
Diante da atual realidade das mudanças climáticas, ele fez também reflexões sobre a importância de desenvolver uma mentalidade estratégica para incorporar as questões ESG ao centro dos negócios.
“As mudanças climáticas é um tema que é uma agenda global, então, especialmente o que aconteceu aqui no Rio Grande do Sul, que é o efeito dessas mudanças climáticas, surge com que as empresas têm que ter uma maior preocupação”, ressaltou.
“E se a gente olhar o relatório do Fórum Econômico Mundial, os principais riscos para os próximos dez anos, o primeiro é justamente o efeito dos eventos climáticos extremos, ora chuva intensa, ora também secas, muito período de calor e queimadas, esse é o grande foco. Por isso é importante as empresas estarem conectadas, porque o exemplo do Rio Grande do Sul, todos fomos atingidos e gerou uma grande repercussão econômica também para o Estado. Então, por isso que é importante todos estarmos alinhados com essa pauta das mudanças climáticas”, concluiu.
Notícias relacionadas
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country