Depois de atuar por uma década na televisão, mudou sua trajetória com a maternidade e hoje ensina a comunicar
A venâncio-airense Francine Rabuske Schwengber é rostinho conhecido na região. Não apenas por emprestar sua beleza a diversos concursos em sua juventude, quando foi princesa do Garota Verão e rainha da Fenachim, mas por ser a cara do telejornalismo local na bancada do Jornal do Almoço por uma década.
Só que a jornalista mudou sua trajetória com a maternidade. Nas suas próprias palavras, “os filhos chegaram para chacoalhar” a sua vida. Arthur nasceu em 2017 e Alice em 2019 e desde então, sentiu a necessidade de viver outras experiências além daquele jornalismo que estava habituada.
Francine sempre fora apaixonada pela rotina diária do jornalismo, mas já sentia o desgaste da profissão. A workaholic, sempre muito dedicada, precisou abandonar aquele “filho” que era possível, a televisão. “Já não pertencia mais àquele ambiente”, disse. Decidiu encerrar o ciclo em 2020, ano fatídico da pandemia e migrou para as redes sociais, caminho possível naquele momento.
Quem ainda não a conhecia – se é que alguém não a conhecia – passou a conhecer pela @frabuske. Por ali, nas redes sociais, a jornalista buscou apresentar uma versão mais leve da Francine da TV. Aquele perfil padrão da telinha, que muitas vezes a sufocava, já não lhe pertencia mais. “Aproveitei a maternidade para me alçar às novas oportunidades”, descreve.
E assim, além das redes sociais, atuando como influencer, desde o ano passado, Fran tem se dedicado a orientar as pessoas num comunicar assertivo e intencional. Como mentora de oratória, ela ensina a melhor se expressar, com segurança, propriedade, sucesso. É professora de oratória no Senac e na Prosperion Academy, realiza mentoria de forma particular e em agosto lança em formato online também. Com Francine, a comunicação ganhou um novo sentido, agora em auxiliar as pessoas a se realizarem em suas profissões, no seu cotidiano, nos seus projetos, sem medo de falar.