A execução da obra do pontilhão definitivo já foi contratada
O Exército finalizou a montagem da ponte móvel no km 153, em Novo Cabrais, da RSC-287. O tráfego será liberado assim que os testes de concordância e de carga de peso – e a sinalização – forem concluídos.
“Estamos trabalhando para a liberação do fluxo no menor tempo possível, preservando a segurança dos usuários, que é o mais importante”, destaca o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lidio Nunes. O dirigente ressaltou, ainda, o esforço e agilidade do Exército que, mesmo em condições de tempo adversas, concluiu a montagem da ponte: “O Exército mostrou-se, mais uma vez, uma instituição extremamente confiável e eficiente, a quem agradeço na pessoa do comandante do 3º Batalhão de Engenharia e Combate de Cachoeira do Sul, tenente-coronel Guilherme Hossmann”.
A estrutura, que tem 34m de extensão, permitirá a passagem de carros de passeio e de carga que tenham até 4 eixos e 30 toneladas. Veículos que excedam estas características devem continuar utilizando as rotas alternativas, como as BRs 392, 471,153 e 290.
Como o fluxo será em uma via, intercalado, com utilização de semáforo, é esperada lentidão no local. A velocidade na estrutura é limitada a 20km/h. O trecho está interrompido, por motivos de segurança, após ser constatada a desestabilização das galerias. A ponte móvel foi instalada pelo Exército com os custos de logística da operação arcados pela EGR.
Pontilhão definitivo
A execução da obra do pontilhão definitivo já foi contratada com a empresa DW Engenharia Limitada, em caráter emergencial, e deverá levar em torno de 90 dias após seu início. Primeiramente, um lado será construído, com a manutenção da ponte móvel no ponto onde está. Uma vez pronta, a primeira parte será liberada para o tráfego e a ponte do Exército desmontada. A obra continua então na construção da segunda parte.
“Vamos adotar todas as providências necessárias para que o cronograma de obras seja abreviado o máximo possível, desde que preservadas a segurança e a qualidade necessárias”, afirmou o presidente da EGR.
Notícias relacionadas

Pavimentação está entre as principais demandas dos moradores do Bairro São João
Pedidos são principalmente nas ruas que são corredores de ônibus

Equipe de Saúde de Vale do Sol recebe nova certificação da Rede Bem Cuidar
A unidade recebeu em mãos da secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, o certificado com o título de “Equipe Amiga da Mãe, Parceria e Criança”

ARAUTO REPÓRTER UNISC 1 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Tarifa de ônibus em Santa Cruz sobe para R$ 5,50 a partir desta terça-feira ➡️ Prefeitos do Vale do Rio Pardo pedem reunião com o Estado sobre acessos na RSC-287 ➡️ Região…

MEC divulga lista de espera do Prouni 2025 do primeiro semestre
Foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos