Geral

Empreendedorismo na Educação: Vera Cruz sedia turma do Boas Práticas

Publicado em: 29 de julho de 2024 às 12:29
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • TURMA DE VERA CRUZ DO PROGRAMA DE BOAS PRÁTICAS | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Programa entra em seu quinto ano, com a participação de professores de 11 escolas rurais que buscam levar o empreendedorismo para a educação

    O programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, do Instituto Crescer Legal, está acontecendo em dois municípios do Rio Grande do Sul, Vera Cruz e São Lourenço do Sul. Com a parceria das respectivas secretarias municipais de Educação, as atividades iniciaram em junho e seguem até novembro, quando será realizada a Mostra de Boas Práticas. Em São Lourenço do Sul, conta com a participação de 10 professores de diferentes disciplinas, de seis escolas rurais do município, sob orientação do educador Adriano Emmel. Já em Vera Cruz, oito professores de cinco escolas rurais estão participando dos encontros com a educadora Tagiani Goulart. 

    Cada turma terá ao todo seis encontros, momentos em que serão trabalhados temas como autoconhecimento e diagnóstico, empatia e comunicação, tecnologia e inovação, observação e organização. Além disso, durante todo o período de formação, os professores contam com a assessoria remota dos educadores de referência do programa, viabilizando o planejamento e execução de vivências práticas do empreendedorismo na educação em suas escolas. As atividades desenvolvidas no programa irão culminar na realização da Mostra de Boas Práticas Pedagógicas. O evento deve ser realizado em novembro, com a socialização das atividades desenvolvidas pelos professores ao longo do ano.

    Conforme explica Graziele Silveira Pinton, coordenadora de Desenvolvimento de Projetos, já foram realizados dois encontros em cada uma das turmas. “Nesses primeiros encontros, trabalhamos o autoconhecimento, a empatia e a comunicação. É um momento de diagnóstico também, sobre o que os participantes pensam em relação ao que é empreender na educação e de que forma podem passar a implementar novas abordagens em suas respectivas disciplinas”, comenta.

    Cronograma pedagógico

    • 1º encontro (junho) – Autoconhecimento e Diagnóstico
    • 2º Encontro (julho) – Empatia e Comunicação
    • 3º Encontro (agosto) – Inovação e Tecnologia
    • 4º Encontro (setembro) – Observação e Organização
    • 5º Encontro (outubro) – Pesquisa e Mobilização
    • 6º Encontro (novembro) – Mostra de Boas Práticas

    Escolas Participantes

    Vera Cruz: EMEF Jacob Blész, EMEF José Bonifácio, EMEF Prof. Henrique Cândido Pritsch, EMEF São Sebastião e EMEF Walter Dreyer

    São Lourenço do Sul: EMEF Francisco Frömming, EMEF Martinho Lutero, EMEF Padre Maximiliano Strauss, EMEF Rodolpho Kruger, EMEF Sady Hammes e EMEF São João.

    Leia também