Escolha ocorreu em comum acordo entre os poderes Executivo e Legislativo do município
Além das unidades habitacionais garantidas através de programas dos governos Estadual e Federal, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul também se mobiliza para realizar construções com recursos próprios. A medida se faz necessária, segundo a Administração, porque as casas anunciadas pelo Governo do Rio Grande do Sul e pela União são insuficientes diante da demanda registrada.
Para conseguir dar prosseguimento no processo, a prefeitura elaborou um projeto de financiamento junto a Caixa Econômica Federal, que foi submetido a votação da Câmara de Vereadores. Após parecer favorável dos parlamentares, o Executivo passou a pesquisar áreas em potencial para a desapropriação e que atendessem os objetivos. A escolha da área também foi em conjunto entre com o Legislativo.
Leia também
Após definição, foi realizada a desapropriação amigável de uma área de aproximadamente 17 hectares, localizada entre os bairros Cascata e Passo de Estrela, em local alto, distante de área inundável. A área adquirida ao valor de R$ 4.647.934,15 já abrigou as granjas da Lacesa e Parmalat, e mais recentemente uma fábrica de paletes de madeira.
De acordo com a Administração Municipal, a área será ideal para contemplar especialmente aqueles que perderam suas moradias, não têm como voltar para onde residiam e não se enquadram nos programas do governo. Neste local a família deverá ganhar um lote em troca do que perdeu na enchente, em forma de permuta.
A partir de agora, o município encaminhará os trâmites burocráticos para escrituração e registro da área. Feito isso, a prefeitura dará início às obras de infraestrutura.
Notícias relacionadas

Esporte Para Todos reúne 40 pessoas em edição especial no Estúdio Cuida Bem da Unimed
As aulas semanais tradicionais acontecem nas sedes das entidades participantes

Gurias na TI leva aprendizado da tecnologia para estudantes da rede municipal de Santa Cruz
Evento ocorreu no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia

Prefeitura de Santa Cruz cria grupo de trabalho para analisar terras situadas no Cinturão Verde
Moradores da área pedem apoio para resolver entraves que se arrastam há anos

Catterino reforça presença no mercado premium de chocolates em Santa Cruz
Marca do Grupo Dallas mira expansão com padrão internacional e experiência sensorial em duas unidades na cidade