Escolha ocorreu em comum acordo entre os poderes Executivo e Legislativo do município
Além das unidades habitacionais garantidas através de programas dos governos Estadual e Federal, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul também se mobiliza para realizar construções com recursos próprios. A medida se faz necessária, segundo a Administração, porque as casas anunciadas pelo Governo do Rio Grande do Sul e pela União são insuficientes diante da demanda registrada.
Para conseguir dar prosseguimento no processo, a prefeitura elaborou um projeto de financiamento junto a Caixa Econômica Federal, que foi submetido a votação da Câmara de Vereadores. Após parecer favorável dos parlamentares, o Executivo passou a pesquisar áreas em potencial para a desapropriação e que atendessem os objetivos. A escolha da área também foi em conjunto entre com o Legislativo.
Leia também
Após definição, foi realizada a desapropriação amigável de uma área de aproximadamente 17 hectares, localizada entre os bairros Cascata e Passo de Estrela, em local alto, distante de área inundável. A área adquirida ao valor de R$ 4.647.934,15 já abrigou as granjas da Lacesa e Parmalat, e mais recentemente uma fábrica de paletes de madeira.
De acordo com a Administração Municipal, a área será ideal para contemplar especialmente aqueles que perderam suas moradias, não têm como voltar para onde residiam e não se enquadram nos programas do governo. Neste local a família deverá ganhar um lote em troca do que perdeu na enchente, em forma de permuta.
A partir de agora, o município encaminhará os trâmites burocráticos para escrituração e registro da área. Feito isso, a prefeitura dará início às obras de infraestrutura.
Notícias relacionadas
De Rio Pardo, Vitor Pritsch Miguel sobrevoa o mundo pela Qatar Airways
Da Cidade Histórica ao Oriente Médio, Comandante Instrutor de Voo compartilha sua trajetória de desafios e conquistas
Prefeita Helena acompanha obra do Viaduto do Arroio Grande
Roteiro de atividades também incluiu visitas a pavimentações no interior
Programa Água Legal possibilita repasse de recursos às Associações Hídricas de Venâncio Aires
Associação Hídrica Linha Alegre, localizada em Linha 17 de Junho, foi a primeira a receber o montante
Prefeita Helena solicita que abastecimento seja feito apenas com água do Rio Pardinho e poços
Medida encaminhada à Corsan deve ser implementada durante período de tratamento do Lago Telmo Kirst