As detonações de rochas, entre os quilômetro 87 e 94, de Muçum a Vespasiano Corrêa, ocorrem das 9h às 11h30min
A obra de reconstrução do quilômetro 88 da ERS-129, em Muçum, segue avançando. Segundo estimativa da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), 35% dos trabalhos já estão concluídos.
Nesta etapa, as equipes seguem trabalhando para preencher o talude com o material rochoso proveniente das detonações para recompor o desmoronamento. As chuvas levaram cerca de 100 metros de extensão, 45 metros de profundidade, 60 metros de largura na base da ruptura e 16 metros de pistas de rolamento e acostamento.
A recuperação exige a utilização de 109 mil metros cúbicos de rochas, além da instalação de novo pavimento e estruturas complementares para garantir a estabilidade do segmento – considerando a topografia íngreme e instável da região. O investimento é de R$ 8,84 milhões.
De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a estimativa é de que a reconstrução de uma das principais vias para o desenvolvimento do Vale do Taquari esteja concluída até o final de agosto. “A recuperação do trecho contribuirá diretamente para alavancar o crescimento econômico da região, conhecida por ser uma referência no setor industrial e agropecuário”, explica Vanacôr.
Detonações e desvio emergencial
As detonações de rochas, entre os quilômetro 87 e 94, de Muçum a Vespasiano Corrêa, ocorrem das 09h às 11h30min. Para garantir a segurança dos motoristas, o desvio da rodovia estará bloqueado neste horário. Como alternativa, os motoristas são orientados a trafegar pelo desvio da estrada vicinal da Linha São Luís.
A EGR está avaliando a possibilidade de liberar o tráfego de veículos de carga sem limitação de peso em ambos os sentidos, sendo um fluxo trafegando pelo desvio e o outro pelo aterro da obra de reconstrução.
Notícias relacionadas

Unicred Premium se destaca em Santa Cruz como referência em cooperativismo financeiro
Agência está localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 60

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.

Por Daiana Theisen

Pavimentação e canalização em Santa Cruz estão entre as prioridades da Secretaria de Obras
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, afirmou que a pasta está empenhada em atingir as metas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas