Geral

Projeto contra o bullying chega nas escolas de Vale do Sol

Publicado em: 15 de julho de 2024 às 12:44 Atualizado em: 15 de julho de 2024 às 12:45
BULLYING É TRABALHADO DE FORMA LÚDICA NAS ESCOLAS | GISELLE LIMA
compartilhe essa matéria

Projeto “Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola” percorre Vale do Sol e escritora conversa com alunos nesta segunda e terça

O projeto “Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola” chega a Vale do Sol nesta segunda-feira (15). A iniciativa é da escritora Márcia Funke Dieter, que conta a história do livro Uni, de sua autoria, com ilustrações de Silvana Santos, na qual a menina Sophia, com cabelo de arco-íris, faz amizade com um cavalo que possui um chifre na cabeça. Através da cumplicidade, aceitação, respeito e muito amor, a dupla mostra aos leitores o quanto suas singularidades os tornam especiais. Por trás deste contexto lúdico, a obra destaca o respeito às diferenças e o quão nocivo pode ser o bullying.

As apresentações começam com uma reunião na Prefeitura de Vale do Sol para professores da Educação Infantil, primeiro e segundos anos. À tarde, será a vez desses alunos acompanharem a palestra da escritora Márcia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória e depois na EMEF São João Batista. Nesta terça-feira pela manhã (16) será a vez da EMEF Felipe do Santos e da EMEF Maria Prado. À tarde, as apresentações estão marcadas para a EMEF Willibaldo Michel e EMEF Daltro Filho.

Ficamos muito felizes pelo nosso município ser contemplado com este projeto. É um incentivo à leitura, que aborda de forma lúdica e prende a atenção dos alunos, através de um conto infantil para atingir o objetivo” observa a a secretária Municipal de Educação de Vale do Sol, Deisi Blasi dos Santos.

A escritora Márcia, que também é pesquisadora da literatura, mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, destaca a importância do trabalho. “Nós fizemos a diferença na vida dessas crianças. Talvez não agora, mas nos próximos dias, meses e anos estaremos vendo se tornarem jovens, adultos, mais conscientes, mais sensíveis com o que acontece ao nosso redor, respeitando a todos como são, com suas diferenças, pois cada um é único e especial. Por meio da literatura podemos transformar as vidas das crianças“, declarou.

Vale do Sol é a quarta cidade a receber o projeto que já passou por Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Arroio do Tigre. Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola é um projeto aprovado através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, produção da Lisboa & Rocha Consultoria, realização do Ministério da Cultura, Governo Federal. A captação de recursos foi realizada por Vanessa Muller Consultoria.

Leia também