Pauta foi abordada pelo Deputado Estadual Edivilson Brum em entrevista ao Grupo Arauto
Uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul que questiona a dívida do Estado com a União recebeu o apoio da Assembleia Legislativa na última semana. O parlamento ingressou como amicus curiae na Ação Civil Originária, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
A proposta foi acatada pelos 55 deputados estaduais, conforme salienta o representante da região na Assembleia, Edivilson Brum (MDB). “Há várias inconformidades, inclusive comprovadas pela própria OAB, que contratou a Unicamp para fazer uma análise e uma autoria geral da dívida. E ficou claro depois de tudo apresentado que a União chega a nos dever um valor, a dívida, na pior das hipóteses, estaria quitada ou o valor real da dívida do Estado seria de pouco mais de R$ 300 mil”, reforça Brum.
Leia também
Para o deputado, a dívida, que atualmente gira em torno de R$ 100 bilhões segundo o Governo Federal, ganhou novos agravantes com a clise climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul. “Hoje somos a quarta economia do país, porém eu não acredito que vamos continuar nesse patamar caso não haja uma ação efetiva em relação a estes pagamentos e a uma ajuda econômica de verdade para o nosso Estado”, avalia.
Uma nova audiência para debater o perdão da dívida pelo STF está marcada para 13 de agosto, em Brasília. Brum salienta que ele deverá participar, mas há ainda uma mobilização para que cada bancada gaúcha envie um representante. O objetivo, segundo ele, é mostrar a força e a união dos poderes gaúchos em prol da sociedade e do perdão da dívida. “Nós temos que mostrar que estamos unidos, temos que mostrar nossa força e sensibilizar o Procurador Geral da República, os ministros e a equipe do Governo Federal.”
No encontro de agosto, a OAB/RS também estará representada pelo presidente Leonardo Lamachia.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão