CAS é sediado em Porto Alegre, na estrutura que é considerada a mais sustentável do Brasil e quarta da América Latina
Durante esta terça-feira (9), a cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo promoveu a um grupo de jornalistas e representantes de veículos de comunicação da região a visita ao Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre, e o espaço de educação financeira da Turma da Mônica. Foi um momento para conhecer a estrutura organizacional da cooperativa e seus tantos projetos voltados à sustentabilidade.
O superintendente de cooperativismo e sustentabilidade do CAS, Romeo Balzan, conduziu a apresentação. Ele pontuou que as soluções financeiras e não financeiras não são o fim do Sicredi. “Usamos ela para o desenvolvimento. Nosso propósito é contribuirmos para a sociedade, gerar desenvolvimento. Essa é a essência do cooperativismo”, frisou.
A sustentabilidade no Sicredi, completou ele, é a gestão do negócio com foco na ampliação do impacto positivo econômico, social, ambiental e climático, reduzindo os impactos adversos e gerando valor para os associados, colaboradores, comunidades e demais partes interessadas.
Romeo falou no desenvolvimento sustentável e a evolução desde o Rio 92 até a Agenda 2030, proposta pela ONU em 2015. Mas, frisou que em 104 cooperativas são 104 realidades, e o sistema orienta, existe um referencial, mas que se adapta de acordo com cada característica local. “Os programas nasceram nas cooperativas. Aí a fundação institucionaliza e expande. O referencial é a materialização da estratégia de sustentabilidade Sicredi”.
Entre os diversos programas desenvolvidos, os números impressionam: A união faz a vida, por exemplo, envolve 4.400 escolas, 4,7 milhões de crianças e adolescentes em 15 estados. Já as Cooperativas Escolares integram 7.580 crianças e adolescentes em 130 municípios. O Fundo Social, só em 2023, investiu mais de R$ 60 milhões em 7.359 projetos e mais de 7 milhões de pessoas impactadas. Entre mais uma porção de iniciativas de impacto social, educacional e econômico.
Para completar a visitação, o grupo percorreu espaços do CAS, que tem a estrutura mais sustentável do Brasil e quarta da América Latina, e o espaço de educação financeira, com entrada gratuita, e que recebe a temática da turma da Mônica.
Notícias relacionadas
Taxa de desemprego recua em sete estados no terceiro trimestre, diz IBGE
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Wine Experience Pedras da Quinta criou memórias e novas experiências
Evento realizado na vinícola em Encruzilhada do Sul buscou fomentar economia e turismo regional, valorizando produtos locais
Práticas de segurança digital ajudam a evitar golpes na Black Friday
Entre as dicas, verifique a procedência da loja antes de preencher qualquer cadastro, pois muitos golpistas buscam coletar dados
Café Empresarial aborda efeitos da gestão financeira na lucratividade da empresa
O encontro ocorre na próxima quarta-feira, às 8h, no auditório 2 da entidade