Proposta visa a compensação de recursos que podem ser destinados aos hospitais para investimento e custeio
O Programa Pró-Hospitais (PPH) foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (9), por unanimidade entre os 47 deputados presentes na Assembleia Legislativa. O deputado Airton Artus (PDT), um dos autores do projeto, comemora a aprovação.
A proposta havia sido adiada a pedido do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, que solicitou algumas alterações para incrementar emendas que incluam hospitais públicos, municipais e estaduais como os prontos-socorros. No projeto original, hospitais filantrópicos e santas casas eram favorecidos.
“Hoje o SUS está vivendo um dia histórico. A aprovação deste projeto vai amenizar o endividamento dos hospitais e fazer com que o SUS recomece um caminho e se reestruture em sua plenitude. É uma forma de dar um fôlego, um oxigênio às nossas casas de saúde para que retomem o caminho de recuperação enquanto que se reconstrua e atenda às necessidades em nível federal”, celebra o deputado Airton.
Leia também
O projeto é de autoria de Airton Artus em parceria com os colegas de bancada Claudio Tatsch (PL) e Thiago Duarte (União Brasil), e tem por finalidade a compensação de recursos que podem ser destinados aos hospitais para investimento e custeio, no sentido de melhorar as condições de atendimento e facilitando o acesso da população aos serviços médicos das redes hospitalares que prestam serviços ao SUS.
O PPH ainda vai passar por análises técnicas para que então as empresas estejam aptas a destinarem até 5% no saldo devedor do ICMS. A presente proposição adere à nova metodologia de distribuição orçamentária, apresentando-se como um reforço financeiro importante para a saúde dos gaúchos. A destinação dos recursos será para construção, ampliação e conservação das casas de saúde, além de servir para a compra de insumos e equipamentos hospitalares.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão