A mostra ficará disponível até o dia 6 de setembro, de terças a sextas-feiras
As lembranças, itens pessoais, prêmios e diversas peças do acervo pessoal de Silverius Kist estão em exposição no Museu do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul. A abertura da mostra “Silverius Kist – Além de seu tempo”, foi realizada nesta terça-feira (9), com a presença de diretores, imprensa e convidados.

Foto: Emily Lara/Portal Arauto
A exposição resgata e conta mais sobre a vida do deputado gaúcho, que foi tão importante não só para Santa Cruz, mas também para toda a região do Vale do Rio Pardo. “Através desta exposição, queremos prestar uma homenagem ao político e ser humano que tanto se dedicou para a nossa cidade e região, sempre preocupado com as causas importantes, entre elas, a educação”, destacou o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen.
Itens como fotos, quadros, máquina de escrever, roupas, gravatas, presentes, canecos de chope, coletânea de discursos e diversas outras peças estarão em exposição. “É um acervo lindo, pois está muito bem cuidado. As peças foram entregues para o museu através de doação, boa parte pela viúva Sônia Marli Kessler Kist”, explicou a diretora do Museu, Maria Luiza Rauber Schuster.
A mostra ficará disponível até o dia 6 de setembro, de terças a sextas-feiras, das 14h às 17h. O ingresso custa R$ 5 para aposentados e estudantes e R$10 para demais visitantes. Os agendamentos de grupos devem ser feitos pelo telefone 3715 0496.
Leia também
Quem foi Silverius Kist

Foto: Emily Lara/Portal Arauto
Ele nasceu em Trombudo, antigo distrito que hoje faz parte de Vale do Sol, em 27 de fevereiro de 1929. Era filho dos agricultores João Kist Sobrinho e Anna Kist. Faleceu no dia 9 de julho de 2012, aos 83 anos, em Santa Cruz do Sul. Silverius estudou no Colégio Marista Imaculada Conceição, em Guaporé, colando grau como professor rural, posteriormente formou-se como técnico-comercial.
Kist se destacava pelo físico avantajado, era um rapaz alto e forte. Estas características renderam muito sucesso nos esportes, onde conquistou várias láureas. O talento esportivo o levou a jogar basquete no Corinthians e vôlei na Ginástica, integrando a equipe que sagrou-se campeã estadual de voleibol.
Durante o governo de Alfredo Kliemann foi convidado para trabalhar na prefeitura, inicialmente na função de mecanógrafo, entre os anos de 1951 e 1959. Em 1960, foi nomeado assessor administrativo, a partir daí a carreira pública deslanchou, e, mais tarde, tornou-se Secretário Municipal da Administração. Também atuou nas Secretarias da Fazenda, Educação e Agricultura.
Se informe com as últimas notícias

Foto: Emily Lara/Portal Arauto
A forte atuação logo despertou atenção para além das fronteiras regionais. Por isso, a convite do então governador Ildo Meneghetti, participou de um curso em Administração Pública, em 1966, em Berlim, na Alemanha. A dedicação dele resultou em uma bolsa de estudos concedida pelo governo da República Federal da Alemanha. Isso significou mais conhecimento e melhorias profissionais.
Silverius foi eleito vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, em 1963, ao lado do prefeito Orlando Baumhardt. Tornou-se deputado estadual entre 1966 e 1987, conquistando nada menos que cinco mandatos consecutivos. Neste período tornou-se uma das principais vozes do parlamento gaúcho, sendo referência dentro da Assembleia Legislativa, angariando respeito e admiração, inclusive entre os adversários.
Notícias relacionadas

Comunidade Evangélica de Venâncio Aires prepara Noite de Integração
Evento ocorre a partir das 19h30min na Comunidade São Lucas do bairro Aviação.

Santa Cruz do Sul sedia a 27ª Trilha Jeep Club com participação de trilheiros de três estados
Evento ocorre nos dias 1º e 2 de agosto, no Parque de Eventos

Fenachim terá show gospel de Thaiane Seghetto
Cantora promete encantar com músicas de esperança e adoração

Tradicionalistas defendem que Fecars 2026 ocorra em Santa Cruz
Reunião na manhã desta terça-feira discutiu o assunto