Comunidade local poderá palpitar sobre o projeto de remodelação da Praça do Monumento, que será elaborado pelos arquitetos voluntários
Nem o frio ofuscou o brilho do sol neste sábado (29) e o movimento Por Sinimbu celebra a iniciativa concebida para proporcionar alegria à comunidade local e um recomeço a quem tanto perdeu com a enchente. O Old School Day promovido de forma solidária, na Praça do Monumento ao Imigrante de Sinimbu, foi sucesso. Primeiro porque o público compareceu em peso para prestigiar, seja a mostra de veículos antigos, seja as atrações musicais, para levar uma delícia colonial para casa ou apreciar lá mesmo, e para prestigiar comerciantes locais, o alvo de todo esse movimento.
Apoiando a iniciativa, a Cacis – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu uniu 28 empreendedores da cidade com gastronomia, artesanatos e produtos de agricultores familiares, lojas locais em geral, além de brinquedos infláveis para crianças. Integrantes do movimento Por Sinimbu, Alessandra Fischer e Silvia Bittencourt facilmente encheram os olhos d’água ao avaliarem o evento que foi tão bem acolhido pela comunidade e por visitantes de toda região. Houve artesãos, felizes da vida, que venderam muito e agradeceram pela iniciativa, e assim foi com outros segmentos também.
Projeto de uma nova praça, com a opinião da comunidade
Durante a abertura do evento, foi anunciada uma novidade, novamente com o engajamento do Por Sinimbu, que é composto por arquitetos, publicitários e promotores de eventos. A Praça do Monumento, que foi atingida pela enchente, receberá um novo projeto arquitetônico, contribuindo com o turismo e a retomada econômica a que se propõe o grupo de voluntários. Mas para isso, o movimento Por Sinimbu busca a opinião dos moradores, que poderão se expressar por meio de formulários on-line, sobre o que imaginam e gostariam que tivesse na praça central do município.
“Eu não desisto”
A fila que se formou na tenda de Cláudia Wegner e do marido Jonas, de Linha Rio Grande, interior do município, foi recebida com um apetitoso cachorro-quente de linguiça ou um prato de cuca com linguiça, mas principalmente, um sorriso largo no rosto. Esses visitantes provavelmente nem imaginam que o Old School Day representa muito mais do que um dia de diversão em Sinimbu. É o recomeço. O casal e familiares se organizaram para preparar a galinhada ao meio-dia e os lanches.
Pois o empreendimento da família, o Recanto Enxaimel – casa colonial com antiguidades onde serviam café colonial, promoviam trilhas e eventos – foi quase todo embora com a enchente. E o que a chuva não levou terá que ser demolido. Junto da agricultura – cuja lavoura também foi perdida -, era o ganha pão do casal. “Quem dera Deus que a gente possa ter de novo um espaço assim. A estrutura que tínhamos lá, vai levar uns 10 anos para conseguirmos de novo. A ideia é recomeçar, mas com tempo. Mas eu não desisto, quanto mais dificuldade, mais força eu ganho“, revelou.
Amor por Sinimbu para levar para casa
Rosilda dos Santos e Paola Mueller trabalham e vivem em Sinimbu e resolveram abrir uma MEI de produtos personalizados, com algumas estampas com alusão aos eventos. No Old School Day, elas levaram camisetas, canecas, chaveiros e até roupa infantil com mensagem de apoio ao município e ao movimento Por Sinimbu. Paola teve sua casa invadida pela enchente, inclusive boa parte do estoque dos produtos personalizados foi perdido, mas o amor por Sinimbu só fortaleceu. “Depois da tragédia, ver o quanto os sinimbuenses são unidos, o quanto a gente recebeu ajuda, o quanto a gente recebeu apoio, tanto um do outro, quanto da administração que fez o possível, quanto de gente de fora que ajudou muito, foi muito acolhida, eu sou muito grata“, frisou.
Leia também
Ver essa foto no Instagram
Notícias relacionadas

Construarte e Multifeira prometem qualificação, negócios e atrações para todos os públicos
Feiras ocorrem de 29 de maio a 1º de junho de 2025, no Parque da Oktoberfest

Nova convenção regulamenta comércio de Santa Cruz a abrir aos domingos e feriados; confira
O acordo, resultado de diversas rodadas de negociação, conta com uma série de regras, semelhantes ao modelo já adotado pela loja Havan no município

RGE inicia ações do Projeto Calamidade em Rio Pardo
Estão previstas entregas de mais de 200 trocadores de calor (chuveiros inteligentes), cerca de 170 geladeiras novas, além da troca de lâmpadas convencionais por LED em todos os clientes visitados

Direto ao Ponto – Paulo Moraes, Coordenador da Christkindfest 2025 em Santa Cruz
Anúncio da Assemp dos líderes que estarão à frente dos eventos do Município e preparação já para a festa em dezembro.