Relatório da Secretaria de Saúde do município foi divulgado na tarde desta sexta-feira
Santa Cruz do Sul já registrou cinco óbitos por Influenza A em 2024, conforme relatório da Secretaria de Saúde do município divulgado na tarde desta sexta-feira (28). Segundo o balanço, as vítimas são dois homens e três mulheres que apresentavam comorbidades.
Com a chegada do inverno, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe. Em maio, a pasta recomendou a vacina contra a Influenza para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A campanha foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Até o momento, 2,5 milhões de doses foram aplicadas no Rio Grande do Sul. Em 2023, 56,37% do público-alvo foi vacinado.
A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Quem se imunizou em 2023 ou nos anos anteriores também deve receber a vacina atualizada. As vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Óbitos por Influenza A em 2024 em Santa Cruz:
- 1° Caso: mulher de 87 anos com comorbidades: diabetes, HAS, TVP, obesidade, nefrectomia
- 2° Caso: homem de 74 anos com comorbidades: doença neurológica crônica e residente em ILPI
- 3° Caso: mulher de 80 anos com comorbidades: HAS e infecção de ferida operatória
- 4° Caso: homem de 86 anos com comorbidades: tabagista, HAS, pneumopatia crônica
- 5° Caso: mulher de 73 anos com comorbidades: tabagista, pneumopatia crônica e usuária de O2 domiciliar
Leia também
Notícias relacionadas
Aplicação de fumacê para controle de insetos inicia nesta segunda-feira em Venâncio
Trabalho será realizado em áreas de 12 bairros do município
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…