Um despacho assinado pela juíza Letícia Bernardes da Silva suspendeu a decisão administrativa
Após terem sido afastados do Conselho de Ética da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, os parlamentares Nicole Weber (Podemos), que presidia o grupo, e Leonel Garibaldi (Novo), puderam retomar os trabalhos nesta terça-feira (25). Um despacho assinado pela juíza Letícia Bernardes da Silva suspendeu a decisão administrativa que havia sido protocolada pelo presidente do Legislativo Gerson Trevisan.
Conforme o documento protocolado por Trevisan, Nicole e Garibaldi teriam infringido o Código de Ética e Decoro Parlamentar, uma vez que são advogados e estariam atuando em causas que o município faz parte.
Os parlamentares, assim que ficaram sabendo da decisão, entraram na justiça para recorrer. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, Nicole e Garibaldi comentaram o caso e salientaram a importância da decisão da juíza. “É uma decisão justa”, afirma a parlamentar.
Leia também
De acordo com Nicole, as alegações para justificar seu afastamento são infundadas. “Eu não atuei no processo [que consta no documento apresentado por Gerson Trevisan]. Se eu tivesse atuado no processo que tem só assinatura da minha sócia e movimentações da minha sócia, isso aqui talvez não aconteceria. Ou seja, foi uma tramoia política feita.”
Garibaldi salienta que sempre respeitou o Código de Ética e conhece não apenas os artigos, mas, também, os impedimentos que constam no texto. “Então, eu acho que agora, com essa decisão, nós temos principalmente a retomada da seriedade do trabalho que é desenvolvido no Conselho de Ética, que por um motivo, sejam eles quais forem, estavam querendo ser deturbados”, reforça.
A decisão da juíza, na avaliação do parlamentar, demonstra que “o trabalho que nós estamos fazendo dentro do Conselho de Ética, ele é sério, ele é respeitando o Código de Ética, ao contrário daquilo que estava sendo feito, inclusive, pelo presidente da Câmara de Vereadores.”
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão