Seminário aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, com palestras, reflexões e divulgação de concurso de redação
A Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz recebeu nesta segunda-feira (24), o 18º Seminário de Educação Fiscal, com a temática “Exercendo a Cidadania”.
A programação contou com falas dos Auditores Fiscais da Receita Estadual Décio Rauber, sobre Educação Fiscal no Programa PIT; e João Carlos Loebens, que falou sobre “A diferença entre orçamento público e privado”. Também teve palestra do professor Ricardo André Machado, da Unisc, sobre “Educação Fiscal: Exercendo a Cidadania” e das professoras Leila Viviane Scherer Hammes e Tatiele Kuntz, do Projeto de Extensão Univates -Educação Fiscal e Cidadania,com tema “Educação e Cidadania Fiscal”.
Para completar, foi feita a divulgação do 10º Concurso de Redação Tributação e Cidadania: Função Social do Tributo. Além de alunos da Escola Vera Cruz, participaram a EMEF João Carlos Rech e a EEEF Paraguaçu, além de educandários de outros municípios. A Secretaria de Educação e a de Finanças organizaram a iniciativa.
Para a titular da Educação, Micheli Rech, “a gente sempre envolve as escolas, acredita que os nossos alunos precisam deste conhecimento, desta informação. Como cidadão, a gente tem deveres, como o pagamento de impostos. Mas também, a partir destes, a gente tem os nossos direitos”, frisou. Ela mencionou que sempre vale reforçar a importância de solicitar o cupom fiscal no momento da compra, para não existir a sonegação. “Todas essas temáticas são abordadas para que as crianças levem também esta informação para dentro das suas casas, que estimulem, incentivem as suas famílias a exercer o seu direito e o seu dever“, salienta.
O diretor da Escola Vera Cruz, Carlos Jardel Henn, acrescenta que esses momentos mostram aos estudantes a importância do pagamento de impostos, inclusive porque são com eles que se tem a escola pública em que eles estudam. “Também se fez refletir sobre o descompasso que é um trabalhador assalariado pagar proporcionalmente mais imposto de renda do que os grandes ricos do país“.
Nota Fiscal Gaúcha
Além disso, complementa o diretor, se reforça a importância de colocar CPF nas compras, porque auxilia na não sonegação, no desconto para pagamento de IPVA, na possibilidade de se concorrer a prêmios e a ajudar entidades, como a própria escola, “visto que somos cadastrados como uma das que estão habilitadas a receberem recursos por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha, do Governo do Estado“.
Notícias relacionadas

Programa que oferta bolsas de estudo no exterior a negros tem inscrição até dia 30
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
Registro é voluntário e gratuito

Carreata e Festa de Ogum em homenagem a São Jorge ocorrerão no próximo sábado
Evento iniciará na Rua Cambará, nº 530, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul

“Papa Francisco clamava muito por parar com as armas e viver o amor”, afirma padre da Diocese de Santa Cruz
Padre Roque Hammes destacou contribuições do papa Francisco para a igreja católica