Seminário aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, com palestras, reflexões e divulgação de concurso de redação
A Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz recebeu nesta segunda-feira (24), o 18º Seminário de Educação Fiscal, com a temática “Exercendo a Cidadania”.
A programação contou com falas dos Auditores Fiscais da Receita Estadual Décio Rauber, sobre Educação Fiscal no Programa PIT; e João Carlos Loebens, que falou sobre “A diferença entre orçamento público e privado”. Também teve palestra do professor Ricardo André Machado, da Unisc, sobre “Educação Fiscal: Exercendo a Cidadania” e das professoras Leila Viviane Scherer Hammes e Tatiele Kuntz, do Projeto de Extensão Univates -Educação Fiscal e Cidadania,com tema “Educação e Cidadania Fiscal”.
Para completar, foi feita a divulgação do 10º Concurso de Redação Tributação e Cidadania: Função Social do Tributo. Além de alunos da Escola Vera Cruz, participaram a EMEF João Carlos Rech e a EEEF Paraguaçu, além de educandários de outros municípios. A Secretaria de Educação e a de Finanças organizaram a iniciativa.
Para a titular da Educação, Micheli Rech, “a gente sempre envolve as escolas, acredita que os nossos alunos precisam deste conhecimento, desta informação. Como cidadão, a gente tem deveres, como o pagamento de impostos. Mas também, a partir destes, a gente tem os nossos direitos”, frisou. Ela mencionou que sempre vale reforçar a importância de solicitar o cupom fiscal no momento da compra, para não existir a sonegação. “Todas essas temáticas são abordadas para que as crianças levem também esta informação para dentro das suas casas, que estimulem, incentivem as suas famílias a exercer o seu direito e o seu dever“, salienta.
O diretor da Escola Vera Cruz, Carlos Jardel Henn, acrescenta que esses momentos mostram aos estudantes a importância do pagamento de impostos, inclusive porque são com eles que se tem a escola pública em que eles estudam. “Também se fez refletir sobre o descompasso que é um trabalhador assalariado pagar proporcionalmente mais imposto de renda do que os grandes ricos do país“.
Nota Fiscal Gaúcha
Além disso, complementa o diretor, se reforça a importância de colocar CPF nas compras, porque auxilia na não sonegação, no desconto para pagamento de IPVA, na possibilidade de se concorrer a prêmios e a ajudar entidades, como a própria escola, “visto que somos cadastrados como uma das que estão habilitadas a receberem recursos por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha, do Governo do Estado“.
Notícias relacionadas
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves