Doutor em Desastres Naturais, Marcos Kazmierczak realizou uma pesquisa sobre o Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul foi identificado como um dos municípios brasileiros mais impactados por eventos extremos ao longo das últimas três décadas. Doutor em Desastres Naturais, Marcos Kazmierczak destacou que a Terra da Oktoberfest registrou um total de 75 ocorrências desde 1994, ocupando o 12º lugar no ranking do país.
A análise feita pelo pesquisador mostra um aumento a partir de 2014, com 83% das ocorrências concentradas nesse período mais recente. Para Marcos, o estudo mostra a importância de compreender os padrões climáticos e geográficos que contribuem para esses eventos extremos. De acordo com ele, é preciso aumentar a resiliência diante desses desafios climáticos.
“Nós precisamos enfrentar a realidade, conhecendo a realidade em cada município e bacia hidrográfica. […] Isso ressalta ainda mais a importância da gente pensar em resiliência, governança, capacitação e estrutura ”, disse.
Entre os eventos catalogados estão secas e estiagens, com 183 registros no Vale do Rio Pardo, sendo 11 deles em Santa Cruz. A Terra da Oktoberfest registrou 8 ocorrências de granizo e 19 de vendavais. O município catalogou ainda chuvas intensas, alagamentos, enxurradas e inundações.
Notícias relacionadas
Confira a previsão do tempo para este fim de semana em Santa Cruz
Segundo o ClimaTempo, os termômetros devem marcar temperaturas na casa dos 30 graus
Defesa Civil do RS realizará exercício com envio de alertas para celulares em áreas de risco
Segundo teste da ferramenta será realizado no dia 30 de novembro
Região registra grande quantidade de raios no início da tarde desta quinta
Painel da Metsul aponta maior quantidade na região de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires
Chuva forte causa alagamentos no Centro de Santa Cruz
Segundo a Defesa Civil, foi registrado 48 milímetros em apenas uma hora