Doutor em Desastres Naturais, Marcos Kazmierczak realizou uma pesquisa sobre o Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul foi identificado como um dos municípios brasileiros mais impactados por eventos extremos ao longo das últimas três décadas. Doutor em Desastres Naturais, Marcos Kazmierczak destacou que a Terra da Oktoberfest registrou um total de 75 ocorrências desde 1994, ocupando o 12º lugar no ranking do país.
A análise feita pelo pesquisador mostra um aumento a partir de 2014, com 83% das ocorrências concentradas nesse período mais recente. Para Marcos, o estudo mostra a importância de compreender os padrões climáticos e geográficos que contribuem para esses eventos extremos. De acordo com ele, é preciso aumentar a resiliência diante desses desafios climáticos.
“Nós precisamos enfrentar a realidade, conhecendo a realidade em cada município e bacia hidrográfica. […] Isso ressalta ainda mais a importância da gente pensar em resiliência, governança, capacitação e estrutura ”, disse.
Entre os eventos catalogados estão secas e estiagens, com 183 registros no Vale do Rio Pardo, sendo 11 deles em Santa Cruz. A Terra da Oktoberfest registrou 8 ocorrências de granizo e 19 de vendavais. O município catalogou ainda chuvas intensas, alagamentos, enxurradas e inundações.
Notícias relacionadas

Defesa Civil estadual passa a disponibilizar à população imagens geradas pelo radar meteorológico instalado em Porto Alegre
Medida reitera o compromisso do governo com a transparência das informações

Semana começa chuvosa, mas tempo firme deve predominar em Santa Cruz a partir de quarta-feira
Segunda-feira (7) será marcada por chuva fraca e temperaturas entre 16ºC e 22ºC

Conforme Defesa Civil, tendência é de que não ocorram enchentes no primeiro semestre deste ano
Mesmo sem previsão de desastres, órgão seguirá fazendo monitoramento constante

Cidade da região tem oitava menor temperatura do ano no estado nesta sexta; veja
Previsões indicam que temperaturas devem seguir abaixo da média