Geral

Com baixa do Rio Taquari, acesso a Vila Mariante está liberado

Publicado em: 18 de junho de 2024 às 18:42
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Algumas localidades, como Itaipava das Flores, Linha Chafariz e Santa Mônica ainda seguem sem passagem | Foto: Luciano Teixeira/Defesa Civil de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Algumas localidades, como Itaipava das Flores, Linha Chafariz e Santa Mônica ainda seguem sem passagem

    O acesso a Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, foi liberado nesta terça-feira (18), após a elevação do Rio Taquari e o bloqueio da via em função da água. O nível do rio chegou a 24,15 metros no Porto de Estrela na noite dessa segunda-feira (17).

    A Defesa Civil da Capital do Chimarrão monitorava a situação com apreensão, uma vez que os registros meteorológicos apontavam grandes volumes de chuva nas cabeceiras do Taquari-Antas. “Então isso nos gerava uma preocupação em relação ao repique que poderia acontecer com a mais uma elevação do nível do rio. Graças a Deus isso não se concretizou e o nível do rio começou a baixar lentamente ao longo do dia”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira.

    Apesar do acesso a Vila Mariante ter sido liberado, outras localidades, como Itaipava das Flores, Linha Chafariz e Santa Mônica seguem isoladas até que a água do Rio Taquari baixe por completo.

    Leia também

    Teixeira também destaca o acompanhamento feito com relação a RSC-287, especialmente nos locais em que a Rota de Santa Maria realizou desvios. “O fluxo não chegou a ser interrompido e não há probabilidade disso acontecer no momento. Mas requeria atenção da parte da Defesa Civil e também da Prefeitura de Venâncio Aires por questões de segurança e do tráfego”, reforça.

    Segundo o coordenador da Defesa Civil, 19 famílias, totalizando 40 pessoas, estão alojadas no ginásio de Linha Mangueirão, às margens da RSC-287. Elas devem permanecer no local até que seja possível realizar o acesso às residências e todo o processo de limpeza dos locais.