Legislação municipal inclui IPTU, Taxa de Coleta de Lixo, Taxa de Licença de Localização e Funcionamento, além das taxas sanitárias
A Prefeitura de Venâncio Aires lançou um pacote de medidas de auxílio à população, cujo foco é reduzir os efeitos sociais e econômicos causados pela enchente. Este pacote inclui a Lei Municipal que trata do perdão de dívidas municipais referentes ao IPTU, Taxa de Coleta de Lixo, Taxa de Licença de Localização e Funcionamento, além das taxas sanitárias, todas relativas ao exercício de 2024.
De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, as dívidas de 2024 em atraso ou ainda por vencer deixarão de ser cobradas às famílias atingidas pela enchente. “Essa medida ajudará os cidadãos a reequilibrar seu orçamento familiar e restabelecer suas atividades. Porém, a remissão não inclui a restituição para aqueles que já haviam pago seus tributos antes da calamidade pois, naquele momento, o contribuinte possuía condições de cumprir as suas obrigações tributárias, que foi afetada posteriormente ”, reforça.
Leia também
Os moradores interessados em solicitar o perdão das dívidas devem fazer o pedido até o dia 30 de junho. O processo pode ser iniciado através do banner “Ajuda Venâncio”, disponível no site da prefeitura, na aba “Benefício Fiscais – Calamidade”.
“O pedido ficará em análise até que seja feito o cruzamento de dados para verificar a elegibilidade do requerente. Esta verificação se faz necessária para assegurar que o benefício seja concedido apenas aos realmente necessitados e que foram impactados pelas enchentes, conforme reconhecido pelo Decreto de Calamidade”, destaca Fabiana.
Notícias relacionadas

Lojas Pioneira celebra 37 anos com mês inteiro de promoções em Santa Cruz
Cada semana um item diferente do portfólio de produtos estará com descontos

Santa Cruz sedia segunda Mostra Azeites & Vinhos da Serra do Sudeste
Evento de gastronomia e enologia ocorre no próximo dia 16 de maio, na City Car

Fecars em 2026 é confirmado em Santa Cruz do Sul
Informação foi revelada neste sábado, na 101ª Convenção Tradicionalista, promovida pelo MTG em Encantando

ONG Cavalo de Lata acolhe 130 equinos vítimas de abandono e maus-tratos em Santa Cruz
Estrutura fica localizada em Linha Pinheiral