Votação do projeto de lei ocorreu na sessão ordinária da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou, na sessão ordinária dessa segunda-feira (17), um projeto de origem do Executivo sobre a criação do Fundo Municipal de Defesa Civil.
O objetivo é adequar a legislação municipal para que possam ser acessados recursos das esferas federal, estadual e municipal, através de transferências, doações de pessoas físicas ou jurídicas, recursos provenientes de termos de ajuste de conduta, entre outros.
“A ideia é utilizá-lo como fonte de recursos para garantir a execução de ações de prevenção, preparação para emergências, resposta a fenômenos climáticos e ações de reconstrução e recuperação”, garante a justificativa.
O Fundo Municipal de Defesa Civil (Fumdec) terá como finalidade viabilizar a captação, o controle e a aplicação dos recursos financeiros destinados a garantir a execução de ações de Defesa Civil em quatro eixos de atuação: prevenção de desastres; preparação para emergências e desastres; respostas aos desastres; e restabelecimento, reconstrução e recuperação originada por desastres.
Entre as ações de restabelecimento previstas podem incluir desmontagem de edificações e de obras de artes com estruturas comprometidas; desobstrução de vias e remoção de escombros; obras de pequeno porte, como pontes de e passagens molhadas; e serviços de engenharia para o suprimento de energia elétrica e esgotamento sanitário. E as ações de resposta se referem à ajuda humanitária, envolvendo, por exemplo, cestas básicas, kits de higiene, telhas, lonas, colchões e cobertores.

Foto: Jacson Miguel Stülp
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão