Até a última sexta-feira, apenas 27 pessoas haviam realizado a imunização
Iniciada na última quinta-feira (13) a campanha de vacinação contra a dengue, direcionada exclusivamente a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, teve baixa adesão da população de Santa Cruz no primeiro dia.
A faixa etária sugerida pelo Ministério da Saúde é em função do maior número de hospitalizações desse público. De acordo com o Setor de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), apenas 27 pessoas procuraram pela vacina nos postos de saúde do município.

Foto: Divulgação
Na UBS Verena, no Bairro Santo Inácio, quem procurou a unidade de saúde para receber o imunizante foram os irmãos Guilherme Wollmann, de 11 anos, e Isadora, de 13. Eles foram acompanhados pela mãe, a professora Dirlei Marconatto Wollmann. “Aqui em casa a gente prioriza sempre a ciência, porque realmente é o melhor método preventivo. Sabemos das consequências de uma doença como a dengue, e meus filhos estavam ansiosos para receberem a vacina”, relatou a mãe.
Leia também
Santa Cruz do Sul está entre as 61 cidades gaúchas contempladas com o imunizante, de nome comercial Qdenga, que atua no combate à dengue. Para o município, foram disponibilizadas 1.755 doses. Conforme a Sesa, todos os postos de saúde possuem a vacina para aplicação.
O esquema completo da Qdenga é composto por duas doses, a serem administradas com intervalo de três meses entre elas. Quem já teve dengue também deve tomar a vacina, mas a orientação é de que aguarde por seis meses após a infecção.
Para receber a proteção, é necessário apresentar carteira de vacinação e documento de identidade onde conste o CPF ou o Cartão SUS. Outra orientação é para que as crianças e adolescentes estejam acompanhados por um responsável no momento da aplicação.
Notícias relacionadas

FOTOS: Parque da Cruz celebra Caminhada da Paixão de Cristo
Percurso teve início em frente à Catedral São João Batista

Rádio Revista – Edinho Nascimento

Rádio Revista – Luiza Helena Lopes Chaves, presidente da AMBE
Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda realiza galeto solidário em prol da menina Melissa

Rádio Revista – Gabi Jacobs
Em 30 de abril o Barbudas Bar sedia um Tributo a Belchior