A chuva deve iniciar neste sábado, com intensificação no domingo
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para o retorno das chuvas intensas no estado entre os dias 15 e 18 de junho. Segundo o governador Eduardo Leite, a previsão é de um volume significativo de precipitação que pode afetar várias regiões.
O chefe do Executivo Estadual destacou que a chuva inicia neste sábado (15), com intensificação no domingo (16) e segunda-feira (17), persistindo até terça (18) e talvez quarta-feira (19), com acumulados de 200 a 250 milímetros em áreas como Caxias do Sul e Passo Fundo, estendendo-se até a fronteira com a Argentina. Outras regiões, como a central, dos vales e metropolitana, podem receber entre 100 e 150 milímetros. “Quando chove muito, naturalmente há algum nível de transtorno. É importante que todos estejam em alerta, em atenção e se protejam”, disse Leite em vídeo nas redes sociais.
A meteorologista da Sala de Situação do estado, Cátia Valente, salientou que, embora preocupante, a previsão atual não é comparável ao último evento climático em maio, quando volumes superiores a 500 milímetros foram registrados em algumas áreas. “É uma chuva bastante preocupante em função de como está a condição do estado, porém não é nada comparado ao que aconteceu. Vamos ter respostas hidrológicas em função desses volumes de chuva, porque de qualquer forma, em algumas regiões pode ser o dobro da média esperada por um mês inteiro”, explicou.
O hidrólogo da Sala de Situação, Pedro Camargo, destacou que as chuvas mais intensas devem começar a partir de domingo, inicialmente afetando rios menores e arroios, e a partir de segunda-feira, rios maiores como Taquari, Caí e Uruguai, que devem apresentar as maiores respostas devido à concentração da chuva na metade norte do estado.
O governador Eduardo Leite reforçou o compromisso do Governo em monitorar a situação e prestar apoio às prefeituras.“Continuaremos atualizando as informações, mas é importante mencionar que a gente está em campo ao lado das prefeituras, emitindo os alertas, buscando contribuir na remoção de entulhos e limpeza, para termos o menor transtorno possível”, concluiu o governador.
Notícias relacionadas
Confira a previsão do tempo para este fim de semana em Santa Cruz
Segundo o ClimaTempo, os termômetros devem marcar temperaturas na casa dos 30 graus
Defesa Civil do RS realizará exercício com envio de alertas para celulares em áreas de risco
Segundo teste da ferramenta será realizado no dia 30 de novembro
Região registra grande quantidade de raios no início da tarde desta quinta
Painel da Metsul aponta maior quantidade na região de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires
Chuva forte causa alagamentos no Centro de Santa Cruz
Segundo a Defesa Civil, foi registrado 48 milímetros em apenas uma hora