Tempo

Defesa Civil alerta para retorno das chuvas no Rio Grande do Sul

Publicado em: 14 de junho de 2024 às 15:21
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: EDUARDO WACHHOLTZ/PORTAL ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    A chuva deve iniciar neste sábado, com intensificação no domingo

    A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para o retorno das chuvas intensas no estado entre os dias 15 e 18 de junho. Segundo o governador Eduardo Leite, a previsão é de um volume significativo de precipitação que pode afetar várias regiões.

    O chefe do Executivo Estadual destacou que a chuva inicia neste sábado (15), com intensificação no domingo (16) e segunda-feira (17), persistindo até terça (18) e talvez quarta-feira (19), com acumulados de 200 a 250 milímetros em áreas como Caxias do Sul e Passo Fundo, estendendo-se até a fronteira com a Argentina. Outras regiões, como a central, dos vales e metropolitana, podem receber entre 100 e 150 milímetros. “Quando chove muito, naturalmente há algum nível de transtorno. É importante que todos estejam em alerta, em atenção e se protejam”, disse Leite em vídeo nas redes sociais.

    A meteorologista da Sala de Situação do estado, Cátia Valente, salientou que, embora preocupante, a previsão atual não é comparável ao último evento climático em maio, quando volumes superiores a 500 milímetros foram registrados em algumas áreas. “É uma chuva bastante preocupante em função de como está a condição do estado, porém não é nada comparado ao que aconteceu. Vamos ter respostas hidrológicas em função desses volumes de chuva, porque de qualquer forma, em algumas regiões pode ser o dobro da média esperada por um mês inteiro”, explicou.

    O hidrólogo da Sala de Situação, Pedro Camargo, destacou que as chuvas mais intensas devem começar a partir de domingo, inicialmente afetando rios menores e arroios, e a partir de segunda-feira, rios maiores como Taquari, Caí e Uruguai, que devem apresentar as maiores respostas devido à concentração da chuva na metade norte do estado.

    O governador Eduardo Leite reforçou o compromisso do Governo em monitorar a situação e prestar apoio às prefeituras.“Continuaremos atualizando as informações, mas é importante mencionar que a gente está em campo ao lado das prefeituras, emitindo os alertas, buscando contribuir na remoção de entulhos e limpeza, para termos o menor transtorno possível”, concluiu o governador.