Geral

Aniversário de 65 anos de Vera Cruz é marcado por esperança e recomeço

Publicado em: 07 de junho de 2024 às 11:42
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Para comemorar a data, um bolo gigante com o numeral 65 recepcionou a comunidade

    Na manhã desta sexta-feira (7), foi celebrado o aniversário de 65 anos de Vera Cruz, em frente à Prefeitura. Para comemorar a data, um bolo gigante com o numeral 65 recepcionou a comunidade. A cerimônia solidária foi marcada também pela entrega da primeira remessa de móveis e eletrodomésticos da campanha Reage Vera Cruz, fruto das doações via Pix da Defesa Civil Municipal e do Cisvale para famílias atingidas pela enchente no município.

    Segundo a Administração Municipal, mais de R$ 57 mil foram arrecadados na campanha via pix até o momento. Inicialmente, 20 famílias vão receber a ajuda.

    A vera-cruzense Ângela Azambuja Peixoto, moradora há 16 anos do Corredor Verena, no Bairro Bom Jesus, teve a casa destruída pela enchente. Nesta sexta, ela recebe um sofá e um roupeiro para reconstruir seu lar. “Isso é muito importante, pois como que íamos conseguir comprar tudo de novo? É a força para recomeçar. […] Eu perdi tudo. Quando eu saí de casa ela caiu. Os móveis foram todos embora com a enchente. Objetos pela cerca. Eu saí com a roupa do corpo”, contou.

    Maria Helena

    Maria Helena Borstmann, moradora da localidade de Mato Alto, saiu de sua residência com a água no pescoço. “Foi tudo. Ficou a casa, o fogão a lenha, geladeira e cama. O resto se foi todo”, revelou. Quando a água baixou ela conseguiu retornar para seu lar e agora vai usufruir do fogão e roupeiro que recebeu para reestruturar o espaço. “Nasci e me criei ali, voltei pra minha casa. Mas a dor foi demais”, concluiu.

    Na oportunidade, o prefeito Gilson Becker agradeceu o envolvimento dos voluntários, servidores e entidades para superar o momento difícil que vivenciaram com a enchente.  “É um dia significativo para Vera Cruz. Dia bonito, de sol, que ele venha para trazer um recomeço, um reinício, uma vitamina extra para todos nós. Não é um dia de festa, mas não poderia passar em branco essa data. Que seja mais um dia de solidariedade na nossa comunidade vera-cruzense. Desde os líderes emancipacionistas, passando por todas as gestões e principalmente pela força da comunidade, temos na luta do nosso povo o desenvolvimento do nosso município”, disse.

    Para a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social, Gabriela Ferreira, o dia é de celebração, renovação e recomeço. “Estamos aqui para dar o primeiro impulso após dar a assistência mais imediata para as famílias, o atendimento In loco, com uma equipe incansável de servidores e voluntários. Espírito gincaneiro deste povo para ajudar rapidamente e vencer essa tarefa. Famílias que perderam tudo, hoje recebem os itens essenciais para recomeçar”, disse.