Espaço vai funcionar junto ao Centro de Referência da Pessoa Idosa, na Rua Tenente Coronel Brito, número 425
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou, na manhã desta terça-feira (4), a implementação do Escritório de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa no município. O espaço vai funcionar junto ao Centro de Referência da Pessoa Idosa, na Rua Tenente Coronel Brito, número 425, no Centro.
Leia também: Construarte e Multifeira serão lançadas oficialmente nesta semana
Em uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, o serviço tem o objetivo de realizar uma escuta especializada, sensível e sigilosa do idoso, para conhecer suas demandas e orientar sobre seus direitos, identificar situações de vulnerabilidade, violência e violação de direitos, encaminhando diversas situações aos órgãos e serviços competentes como Cras, postos de saúde, Brigada Militar, Delegacia de Polícia, entre outros.
Durante a cerimônia de implementação realizada no Palacinho, a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, destacou que o município está dando um passo histórico no que condiz a proteção e encaminhamento às questões de violência, maus tratos e abandono da pessoa idosa.
“Esse local vai ser a porta de entrada a todos os idosos que tiverem alguma angústia ou dúvida. Para as pessoas da sociedade que perceberem que tem uma pessoa idosa em situação de abandono, negligência ou maus tratos, procurem o órgão, nós teremos equipes de assistente social, advogado e estagiária para fazer esses encaminhamentos. Será um ponto para todos os idosos de Santa Cruz tirarem suas dúvidas, onde haverá uma escuta sigilosa e respeitosa por parte da equipe”, pontuou.
Secretário de Saúde, Fabiano Dupont falou que o escritório será um local onde os idosos poderão recorrer quando necessário. “Em um local onde já é feito um trabalho com a saúde, agora vai se tornar um local para as pessoas que não sabem onde recorrer. Existem casos que a gente nem sabe que acontecem. É preciso uma atenção específica para estes que muito já fizeram por nós”, ressaltou.
A prefeita Helena Hermany afirmou que este é um passo muito importante dentro do município. “Precisamos cuidar dos nossos idosos. Se Santa Cruz é o que é, devemos muita a essa geração que trabalhou, se esforçou e deu exemplos. […] Que a pessoa tenha nesse local um porto seguro, que ela saiba que ali pode chegar e ter respostas, é isso que nós queremos”, disse.
O Escritório de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, junto ao Centro de Referência da Pessoa Idosa. Para mais informações, entre em contato pelo número (51) 2109-9343.

Foto: Luiz Fernando Bertuol/Arquivo Prefeitura de SCS
Notícias relacionadas

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.

Por Daiana Theisen

Pavimentação e canalização em Santa Cruz estão entre as prioridades da Secretaria de Obras
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, afirmou que a pasta está empenhada em atingir as metas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação