Espaço vai funcionar junto ao Centro de Referência da Pessoa Idosa, na Rua Tenente Coronel Brito, número 425
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou, na manhã desta terça-feira (4), a implementação do Escritório de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa no município. O espaço vai funcionar junto ao Centro de Referência da Pessoa Idosa, na Rua Tenente Coronel Brito, número 425, no Centro.
Leia também: Construarte e Multifeira serão lançadas oficialmente nesta semana
Em uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, o serviço tem o objetivo de realizar uma escuta especializada, sensível e sigilosa do idoso, para conhecer suas demandas e orientar sobre seus direitos, identificar situações de vulnerabilidade, violência e violação de direitos, encaminhando diversas situações aos órgãos e serviços competentes como Cras, postos de saúde, Brigada Militar, Delegacia de Polícia, entre outros.
Durante a cerimônia de implementação realizada no Palacinho, a secretária de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, destacou que o município está dando um passo histórico no que condiz a proteção e encaminhamento às questões de violência, maus tratos e abandono da pessoa idosa.
“Esse local vai ser a porta de entrada a todos os idosos que tiverem alguma angústia ou dúvida. Para as pessoas da sociedade que perceberem que tem uma pessoa idosa em situação de abandono, negligência ou maus tratos, procurem o órgão, nós teremos equipes de assistente social, advogado e estagiária para fazer esses encaminhamentos. Será um ponto para todos os idosos de Santa Cruz tirarem suas dúvidas, onde haverá uma escuta sigilosa e respeitosa por parte da equipe”, pontuou.
Secretário de Saúde, Fabiano Dupont falou que o escritório será um local onde os idosos poderão recorrer quando necessário. “Em um local onde já é feito um trabalho com a saúde, agora vai se tornar um local para as pessoas que não sabem onde recorrer. Existem casos que a gente nem sabe que acontecem. É preciso uma atenção específica para estes que muito já fizeram por nós”, ressaltou.
A prefeita Helena Hermany afirmou que este é um passo muito importante dentro do município. “Precisamos cuidar dos nossos idosos. Se Santa Cruz é o que é, devemos muita a essa geração que trabalhou, se esforçou e deu exemplos. […] Que a pessoa tenha nesse local um porto seguro, que ela saiba que ali pode chegar e ter respostas, é isso que nós queremos”, disse.
O Escritório de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, junto ao Centro de Referência da Pessoa Idosa. Para mais informações, entre em contato pelo número (51) 2109-9343.
Notícias relacionadas
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília