Rede conta com cinco unidades na Terra da Oktoberfest, além de outras duas em Rio Pardo e Venâncio Aires
A rede de Postos Shopping Car, prestes a completar 30 anos de história em Santa Cruz do Sul, foi fundada por Roberto Ruschel, um empreendedor natural de Itapiranga, Santa Catarina, que sempre sonhou em empreender.
A trajetória de Roberto no setor de varejo de combustíveis começou com uma oportunidade em Porto Alegre, mas foi na Terra da Oktoberfest que ele encontrou o lugar certo para seu crescimento. Em 1994, foi inaugurado o primeiro Posto Shopping Car, ao lado da Rodoviária, na BR-471, e permanece operando até hoje. Em 2002, oito anos após a abertura do primeiro posto, a expansão continuou com a inauguração de uma unidade na Rua Carlos Trein Filho.
O reconhecimento e o sucesso dos negócios levaram Roberto a adquirir, em 2007, o posto do Galo, localizado na Rua Gaspar Silveira Martins. Desde então, a rede só cresceu. Atualmente, são cinco postos de combustíveis em Santa Cruz do Sul, além de unidades em Rio Pardo e Venâncio Aires. De acordo com o empresário, sua meta sempre foi trabalhar com uma rede de postos. “Eu me realizo a cada vez que fecho um negócio”.
A filosofia da empresa é baseada no acolhimento familiar e na proximidade com os colaboradores. Roberto afirma que o sucesso está ligado à satisfação e ao bem-estar dos mais de 120 colaboradores que formam a rede.
Recentemente, o empresário enfrentou um dos maiores desafios da história de seu empreendimento devido à enchente que atingiu o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. A filial próxima à rodoviária foi invadida pela água. “Eu saí de lá com a água na cintura. Tivemos perdas. Perdemos muitos equipamentos. Mas o estoque a gente se preveniu bem, o sistema todo é isolado, não tivemos problema”.
Referente à redução dos carros a combustível tradicional, Roberto afirma que é necessário sempre estar atento às mudanças no mercado de combustíveis. Em uma visita á Califórnia, na Imersão Vale do Silício em 2020, ele observou de perto a predominância dos carros elétricos e a infraestrutura necessária para sustentá-los.
“Na cidade de Palo Alto, onde o poder aquisitivo era alto e as tecnologias já estavam predominando, cerca de 80% dos carros já eram elétricos. Os estacionamentos todos lotados de estações de carregamento. Hoje, quatro anos depois está acontecendo. Você vê que demorou um pouquinho, mas está acontecendo mesmo”, disse.
“O Brasil tem uma matriz energética muito rica, com um bom estatal de combustível. A energia é uma novidade, como também nós tivemos outras novidades no passado, talvez seja uma chegada sem volta. Eu acredito que o carro que mais vai ter perspectiva é o híbrido, porque ele não depende de uma infraestrutura”, completou.
Para o empreendedor, o varejo é um setor altamente competitivo e exige uma constante adaptação às necessidades dos clientes. Ele ressaltou a importância de observar as tendências de mercado e potencializar a experiência de compra dos clientes. “Nós temos que enxergar o cliente, nós temos que enxergar a forma como ele paga. Se você for pensar, você tem que ter a sério de olhar esse olhar para fora do mercado”, concluiu.