Polícia

Racismo: banana é atirada durante apresentação de grupo de pagode de Santa Cruz

Publicado em: 27 de maio de 2024 às 13:33 Atualizado em: 27 de maio de 2024 às 14:53
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Colaboração
    Emily Lara
  • Foto: Reprodução/Instagram
    compartilhe essa matéria

    Caso de intolerância aconteceu no Diretoria Bar e Chopperia, em Lajeado, na noite desse domingo

    A apresentação do grupo de pagode FicÀvontade no Diretoria Bar e Chopperia, em Lajeado, na noite desse domingo (26), foi interrompida por um ato de intolerância. Enquanto a banda animava a roda de samba, uma banana foi atirada em direção ao grupo de Santa Cruz do Sul e caiu na mesa dos músicos.

    O produtor Gustavo Lopes descreveu a situação. “Fazia uns 30 minutos que a gente estava tocando já, surgiu uma fruta voando dos ares, caiu sobre a nossa mesa, mais especificamente uma banana, caiu na frente dos nossos músicos. Tava um clima muito massa. Na hora, a gente já se tocou vendo que era um ato racista”, lamentou.

    O episódio gerou indignação imediata. A direção do estabelecimento foi acionada e medidas foram tomadas para identificar os responsáveis. Seguranças foram chamados e suspeitos foram apontados, mas a identidade do autor ainda não foi confirmada. Os gestores aguardam a liberação das imagens das câmeras de segurança para esclarecer o ocorrido.

    LEIA TAMBÉM: Aeroporto Salgado Filho permanecerá fechado pelo menos até agosto

    Em nota divulgada, o bar repudiou o ato discriminatório e ressaltou o compromisso com a tolerância e o respeito. “O Diretoria repudia qualquer tipo de intolerância: seja racial, social, religiosa ou sexual. Respeite para ser respeitado. Racismo, não”, diz um trecho do texto divulgado pelo empreendimento nas redes sociais.

    Para o grupo de pagode e para todos os envolvidos, segundo Gustavo, o impacto emocional foi profundo. “Os guris se sentiram muito mal. Eu não consegui dormir à noite. É algo muito difícil de falar”, colocou. Ele reforçou o compromisso de repúdio a qualquer forma de violência. “Fica o nosso desejo para que isso seja um basta. É lamentável uma cena assim acontecer num ambiente tão legal, tão descontraído”, expressou.