Geral

Ato reflexivo marca os 30 anos da delimitação do Cinturão Verde em Santa Cruz

Publicado em: 26 de maio de 2024 às 12:10
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara\Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorreu no Parque da Gruta na manhã deste domingo

    Em 26 de maio de 1994 foi assinado o decreto que delimitou a área do Cinturão Verde em Santa Cruz do Sul. Para marcar os 30 anos da delimitação, a Administração Municipal realizou, neste domingo (26), um ato reflexivo no Parque da Gruta. Na oportunidade, foi lançada oficialmente uma carta convocatória para destacar a importância da preservação ambiental.

    Leia também: Projetos culturais vão receber R$ 256 mil em Vera Cruz

    Segundo o presidente do conselho municipal de gestão socioambiental, geólogo José Alberto Wenzel, o Cinturão Verde é um reflexo da história e do desenvolvimento de Santa Cruz, por isso, é necessário escutar o que a área tem a dizer. “Nós temos que aprender a ouvir a natureza, porque se a gente ficar só se ouvindo, achamos que sabemos o que está certo. E na verdade, se a gente escutar o cinturão verde, nós vamos ver o que tem que ser feito. Então, isso de a gente não querer impor as coisas, é importante. A primeira atitude tem que ser de humildade, de receptividade, ou seja, de absorver aquilo que a natureza está nos dizendo, e aí nós vamos acertar”, disse.

    A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, falou sobre a importância do ser humano trabalhar para a preservação ambiental. “O mundo que nós conhecemos desde crianca está mudando diante de todos nós. Ainda há esperança, ainda podemos fazer a diferença e agir. Cada um pode fazer escolhas diferentes todos os dias, cada ação conta, cada pequeno passo faz a diferença. Que sejamos e façamos a mudanca que queremos ver no mundo”, ressaltou.

    Para prestar solidariedade a todas as vítimas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, foi realizado um minuto de silêncio com o público presente. A dupla Roberto e Ricardo Polhmann, da Banda Ramal 314, apresentou três canções sobre a importância da preservação ambiental.