A atividade tem a coordenação dos psicólogos Luís Fernando Schilling e Eduardo André Poll
Desde de que o Centro de Atendimento Psicossocial foi implantado em Vera Cruz, os usuários participam de oficinas de terapia musical em grupo. Agora eles se preparam para uma nova etapa do trabalho. O Caps está aceitando convites para participar de apresentações em eventos. A primeira experiência veio das participações nos fóruns de saúde mental. “Os pacientes ensaiam o ano todo para esta única apresentação. Por isso, pensamos em expandir”, conta a psicóloga coordenadora do centro, Iara Ortiz Paz.
O trabalho com a música, no entanto, tem um propósito maior. “Conseguimos despertar neles as mais diversas expressões. Da música, da dança, do canto, da habilidade com os instrumentos, da composição de músicas. Eles adoram a atividade. Se sentem verdadeiros artistas”, sintetiza Iara, acrescentando que a oficina ajuda na autoestima, na socialização e até na motricidade em todos os ritmos, gêneros e estilos musicais.
A atividade tem a coordenação dos psicólogos Luís Fernando Schilling e Eduardo André Poll. Todas as quintas-feiras, às 9h, o grupo se reúne no próprio Caps ou na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte para os ensaios. Os instrumentos utilizados são frutos de doações e empréstimos dos servidores e da comunidade. A oficina tem duração de uma hora, tempo este, estendido conforme solicitação dos próprios pacientes.
Ao constatar os benefícios da atividade, os psicólogos elaboraram o Projeto + ou -: Mais música menos doença mental. A intenção agora é apresentar a proposta em diversas instâncias para conseguir recursos financeiros que possibilitem a ampliação do trabalho. A aquisição de instrumentos, materiais e equipamentos viabilizará apresentações mais qualificadas ao público.
Notícias relacionadas

Defesa Civil entrega purificadores para garantir água potável em escolas do interior de Rio Pardo
Aparelhos foram enviados ao município ainda durante o período de calamidade

ARAUTO REPÓRTER UNISC 31 de Março de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️Prefeito de Candelária é eleito presidente da Amvarp ➡️ Agerst decide nesta segunda sobre reajuste da tarifa de ônibus em Santa Cruz ➡️Feira da Produção inicia venda de estandes, mas fila começou no…

Teto para reajuste de medicamentos é publicado; entenda
Novos índices estão no Diário Oficial da União desta segunda

Sala da Procuradoria da Mulher deve receber o nome de Heide Priebe
Projeto de lei está em tramitação no Legislativo do município